Se você tem mais de 30 anos, provavelmente, não deve ter ouvido falar de uma rede social chamada TikTok. Sucesso entre o público mais jovem, a plataforma de vídeos curtos — com duração de 15 segundos a 60 segundos — permite que os usuários façam gravações divertidas, dublem músicas, memes e abusem das ferramentas de edição de audiovisual.
Atualmente, ele é o segundo aplicativo mais baixado do mundo, conforme dados da consultoria Sensor Tower divulgados neste mês. A aplicação ficou atrás somente do WhatsApp em downloads no terceiro trimestre de 2019. Ao todo, foram 178 milhões de downloads, o que o deixa à frente do Facebook Messenger, Facebook e Instagram.
Apesar de o tempo dos vídeos ser o mesmo dos Stories do Instagram, o TikTok tem funcionamento diferente, já que nele os conteúdos postados não saem do ar após 24 horas, como no Instagram. Contudo, assim como a rede administrada por Zuckerberg, ele permite a aplicação de figurinhas, filtros faciais, que perfis sejam seguidos e que os clipes sejam compartilhados, comentados e curtidos na própria plataforma — veja abaixo um perfil.
Aplicativo foi criado na Ásia
Diferentemente da maioria das outras redes sociais, que nasceram no famoso Vale do Silício, nos Estados Unidos, a origem do TikTok está na China e é resultado da fusão de duas plataformas: a Musical.ly e a Douyin.
O app Musical.ly, criado em 2014, permitia que as pessoas dublassem músicas conhecidas e compartilhassem o resultado em vídeo com sua rede de amigos. Em 2016, entra no mercado chinês o aplicativo Douyin, lançado pela companhia chinesa ByteDance, que apresentava funcionalidades muito parecidas. No ano seguinte, esta rede é lançada no mercado mundial batizada com o nome TikTok.
Ainda em 2017, a ByteDance anunciou a compra da Musical.ly e, em agosto de 2018, o TikTok e o Musical.ly tiveram suas funções mescladas em um aplicativo único, que manteve o nome do primeiro. A reportagem de GaúchaZH entrou em contato com a TikTok para saber a quantidade de usuários ativos, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Como criar uma conta
Uma vez instalado, é possível visualizar vídeos de usuários. Contudo, para conseguir publicar seus próprios clipes e interagir com outras contas, é preciso se cadastrar. Veja o passo a passo:
- No canto direito do menu inferior do app, toque no ícone de avatar que estará identificado como "Eu".
- Escolha se deseja criar uma conta com o Facebook, o Google, o Twitter ou seu e-mail.
- Com o login criado, acesse seu perfil ao tocar no mesmo ícone de avatar.
- Clique no botão "Editar Perfil" para configurar suas informações. Finalize em "Salvar".
- Para fazer ajustes de privacidade, acesse "Eu".
- Na sequência, toque nos três pontos no canto superior direito e opte pela aba de "Privacidade e Segurança".
- Ali, será possível configurar, por exemplo, quem pode publicar comentários, te enviar mensagens, reagir a seus vídeos entre outros.