Entre 2008 e 2015, Alexandre Matias, Arnaldo Branco, Bruno Natal e Gustavo Mini comandaram um portal com mais de 20 blogs de cultura e entretenimento, chamado O Esquema. Hoje, o site aponta onde os blogueiros (ou ex-blogueiros?) estão espalhados na internet, em plataformas como Medium ou Facebook.
— Foi todo mundo direcionado para as redes sociais, não adianta — diz o jornalista e documentarista Bruno Natal.
O grupo estará na programação do Festival de Interatividade e Comunicação (FIC), na Unisinos Porto Alegre, às 16h15min da próxima segunda-feira (28), para fazer uma retrospectiva desses tempos áureos da blogosfera e projetar os rumos do conteúdo digital.
Em conversa por Skype com GaúchaZH, Bruno Natal falou um pouco sobre essas mudanças — disse que chegou a escrever quatro posts num dia e agora publica quatro por ano, e coloca o podcast como a mídia do momento. Ele mesmo migrou para a podosfera, com o programa Resumido. Leia a entrevista:
Por que falar sobre blogs num evento de inovação?
A gente vai falar mais sobre o que foi o blog, por que ele passou, o que representa o final desses pontos de encontro na internet, que hoje estão nos cercadinhos do Facebook. Vai ser mais uma conversa sobre conteúdo digital, como esses conteúdos se disseminam hoje em dia.
Ainda há espaço para blog hoje?
Faço blog desde 2003. Tenho meu blog ainda, mas eu postei quatro vezes no ano passado inteiro. Em um determinado momento, eu fazia quatro posts por dia. Foi todo mundo direcionado para o Facebook, não adianta. Os blogs existem como espaço, mas eles dependem muito de outras redes sociais para ter alcance, coisa que antes era o próprio blog que tinha. Os podcasts agora estão conseguindo preencher essa lacuna de alcançar gente com um conteúdo mais livre, menos filtrado por algoritmos.
O podcast é o novo blog?
Um dos episódios do meu podcast, o Resumido, é uma pergunta: "O podcast é o novo blog?". Entrevistei muita gente legal nesse programa. O podcast não é uma novidade, mas com certeza esta é a mídia do momento. Quando começou, era trabalhoso ouvir. Você precisava conhecer alguma coisa de RSS (sigla em inglês para Really Simple Syndication, é uma forma de os usuários se inscreverem em sites para receber notificações no momento em que os conteúdos são atualizados), baixar o áudio, colocar num player. Agora não é mais assim, está muito fácil de ouvir. É prático, você ouve fazendo outra coisa, você consegue imergir em um conteúdo, o que está tão difícil em outros espaços. Só acho diferente dos blogs porque, quando eles surgiram, os blogs eram um campo de expressão pessoal, tinha a questão da autopublicação. Até então, você não conseguia publicar alguma coisa e concorrer com grandes veículos. No Esquema, a gente colecionou cases de pautar a grande mídia com discussões que começaram no blog. O podcast está passando por um fenômeno parecido.
15º Festival de Interatividade e Comunicação (FIC19)
- Quando: 28 e 29 de outubro de 2019 (segunda e terça)
- Onde: Unisinos Porto Alegre (Avenida Dr. Nilo Peçanha, 1.600, Boa Vista)
- Quanto: R$ 260 (lote 3) ou R$ 145 (na compra de pelo menos três ingressos)
- Descontos: meia-entrada para estudantes e 40% de desconto pelo Clube do Assinante
- Inscrições: neste site.