A tela tátil permite que ao usuário interagir diretamente com seu celular ou monitor.
Ela invadiu nosso dia a dia no supermercado, nos caixas eletrônicos e é claro, nos tablets e smartphones. Existem dois tipos.
A tela tátil resistiva tem duas camadas transparentes revestidas com material condutor e separadas por pequenos pontos, chamados espaçadores. Quando as duas camadas são pressionadas juntas, criam um circuito elétrico que indica o ponto de contato. É usada principalmente em caixas eletrônicos.
A tela capacitativa é usada em tablets e smartphones. Uma camada de material isolante, como o vidro, é coberta com uma grade de eletrodos mais fina que um fio de cabelo. E recoberta com um vidro de proteção externa e uma tela de LCD que mostra as imagens.Já que o corpo humano também é um condutor elétrico, ao tocar a tela com um dedo mudamos o campo eletrostático, indicando o ponto de contato.
As tecnologias mudaram, e hoje os dispositivos são mais finos e leves. A tecnologia “on-cell” lê o toque no vidro externo. Na tecnologia “in-cell” os sensores de toque estão no painel de exibição real.
A tecnologia de tela tátil permite desbloquear um celular usando leitura biométrica de impressão digital. Quando o sensor é ativado, faz uma foto em alta resolução da impressão digital, que é comparada com a informação armazenada no telefone. Os arcos, círculos e espirais coincidirem, o celular é desbloqueado.