Silenciosamente, a Telegram vem trabalhando para lançar sua moeda digital, batizada como "Gram", até o fim de outubro. Passando à frente do Facebook, que enfrenta órgãos reguladores para desenvolver sua criptomoeda, a empresa corre contra o tempo para cumprir o prazo de lançamento prometido aos investidores.
Segundo o New York Times divulgou nesta terça-feira (27), as informações foram fornecidas por três investidores, sob condição de anonimato. Eles afirmam que a Telegram também planeja disponibilizar carteiras digitais Gram aos mais de 200 milhões de usuários do aplicativo de mensagens.
A intenção da empresa é que a Gram se torne uma nova moeda online e permita a movimentação de dinheiro para qualquer lugar do mundo. A Telegram explicou que o dinheiro operará de forma semelhante à Bitcoin, com uma estrutura descentralizada, o que deveria facilitar a aprovação por órgãos reguladores. No entanto, o sigilo da rede quanto à criação das moedas poderá gerar ainda mais questionamentos das autoridades.
Entre os órgãos reguladores existe a preocupação de que as moedas como Gram e Libra (do Facebook) possam ser utilizadas para lavagem de dinheiro e outras ações criminosas. Nos Estados Unidos, outros projetos de criptomoeda já foram suspensos por violação de leis de segurança.
—Qualquer um que tente construir esse tipo de sistema de tokens tem que ser cuidadoso em vários níveis com os reguladores — disse ao Richard Levin, especialista em lei de criptomoedas no escritório de advocacia Polsinelli, ao jornal americano — Eu suspeito que os reguladores vão dar uma boa olhada nesta oferta.
Alguns pesquisadores também levantaram preocupações sobre a segurança das moedas. Porém, isso não impediu que a empresa americana Benchmark and Lightspeed Capital, junto a investidores russos, contribuísse para a rodada de captação de fundos Gram em 2018. Os investidores pagaram US$ 1,7 bilhão em troca da promessa de futuras Grams.
A Telegram prometeu em documentos legais entregar Grams aos investidores até 31 de outubro, ou devolver o dinheiro. A empresa também disse que, antes do lançamento oficial, uma versão teste da moeda será disponibilizada dentro de uma ou duas semanas.