A companhia espacial SpaceX realizou nesta quinta-feira (11) o primeiro lançamento comercial de seu foguete pesado Falcon Heavy para colocar um satélite saudita em órbita e conseguiu recuperar pela primeira vez os três propulsores da aeronave na Terra.
"O Falcon Heavy vai rumo ao espaço", disse um comentarista da SpaceX durante a transmissão do lançamento ao vivo na internet, pouco depois da decolagem. "A trajetória parece boa".
O Falcon Heavy, lançado de Cabo Cañaveral (Flórida) às 18h36min locais (19h36min de Brasília), colocou o satélite Arabsat-6A, de seis toneladas, em órbita geoestacionária, a 36 mil quilômetros da Terra, 34 minutos depois da decolagem.
O outro objetivo da companhia era recuperar os três propulsores do foguete. Dois deles posaram em terra firme oito minutos depois da decolagem e o terceiro em uma plataforma flutuante no oceano Atlântico, chamada Of course I still love you ("Claro que ainda te amo"), quase 10 minutos após o lançamento.
Veja o vídeo da operação
A SpaceX tem dois foguetes operacionais: o Falcon 9, que realiza a maioria dos lançamentos e domina o mercado americano (21 missões em 2018), e o Falcon Heavy, utilizado para transportar cargas muito mais pesadas até órbitas mais distantes.
O lançamento desta quinta é o segundo de um Falcon Heavy. Em fevereiro de 2018, a companhia fez um primeiro voo bem sucedido sem clientes, mas não conseguiu recuperar o propulsor na plataforma marítima.
A SpaceX recupera estas partes do foguete para reutilizá-las, o que reduz muito o custo dos lançamentos.