Ficar por dentro dos principais fatos do dia ficou ainda mais fácil e prático. Por meio de um simples comando de voz, é possível ouvir boletins informativos de GaúchaZH narrados por Daniel Scola, comunicador do Grupo RBS e âncora do programa Gaúcha Atualidade. Para ter acesso a dois áudios exclusivos – que são divulgados nos turnos da manhã e tarde, todos os dias – basta dizer: “Ouvir GaúchaZH”.
O sistema de funcionamento da plataforma é simples e pode ser acessado de duas formas. A primeira delas é por meio dos smart speakers – como o Google Home –, aparelhos que se parecem muito com pequenas caixinhas de som, mas que são, na realidade, muito mais do que isso, são assistentes virtuais controlados por voz. Por inteligência artificial, esses dispositivos respondem desde a previsão do tempo até dúvidas sobre matemática. Entretanto, a grande sacada dos speakers é o fato de eles interagirem com os demais eletrodomésticos da casa e poderem ligar a televisão em determinado canal, colocar música para tocar ou avisar o que está faltando na geladeira.
Pesquisa da Adobe Analytics mostrou que, no final do ano passado, 32% dos norte-americanos já tinham em casa um assistente que funciona por comando de voz. No Brasil,desde 2018, já é possível conversar com os speakers em português – até então, só atendiam comandos em inglês.
Veja como funciona
Acesso também pelo celular
Outro modo de acessar o novo conteúdo de GaúchaZH é pelo celular. Disponível para smartphones com sistemas Android e iOS, o usuário precisa realizar o download do aplicativo Google Assistant na Google Play ou na Apple Store. Feito isso, é dar o comando de voz ao ajudante virtual, e o ouvinte ficará inteirado das principais manchetes do dia.
Especialistas apontam que a expectativa é de que 70% das buscas online sejam feitas por voz até 2021. Essa ferramenta facilita muito o cotidiano, porque as pessoas não precisarão parar nenhuma atividade para realizar a busca.
MAURÍCIO CASTRO
Analista de métricas e SEO
Realizada em parceria com o Google, durante os últimos dois meses, a aplicação é uma tendência mundial que está sendo testada também por outros jornais nacionais e internacionais, explica o analista de métricas e SEO Maurício Castro, do Grupo RBS.
— Estamos seguindo e nos adaptando a uma tendência. Especialistas apontam que a expectativa é de que 70% das buscas online sejam feitas por voz até 2021. O interessante também é que dará para programar, por exemplo, que todos os dias, às 9h, você quer ouvir as principais notícias. Essa ferramenta facilita muito o cotidiano, porque as pessoas não precisarão parar nenhuma atividade para realizar a busca e apenas escutarão o que é narrado no áudio — diz Castro.
O especialista destaca ainda que essa versão beta entrega, em um primeiro momento, somente as manchetes, mas o projeto será aperfeiçoado junto ao Google para que, no futuro, seja possível que o assistente virtual leia uma reportagem inteira, por exemplo.