O horário de verão começa na vidada do próximo sábado (3) para domingo (4), e todos os relógios terão de ser adiantados em uma hora. O problema é que, para smartphones com o sistema operacional Android, essa transição poderá não ocorrer automaticamente. Por isso, o Google, empresa proprietária do sistema, está recomendando que todos com compromisso importante no domingo definam manualmente a hora antes da virada.
Deve ficar especialmente atento à recomendação quem foi surpreendido na madrugada de 21 de outubro, quando aparelhos de pelo menos duas operadores fizeram a mudança automática para o horário de verão. O Google justifica o alerta, justamente, pelo fato de o governo brasileiro ter alterado a data de início do terceiro domingo de outubro para o primeiro domingo de novembro.
Quanto aos dispositivos Apple, segundo a assessoria de imprensa da companhia no Brasil, não há recomendação semelhante. A mudança de horário deve ocorrer automaticamente conforme previsto no sistema iOS.
Veja como ajustar manualmente
1 – Entre no menu "Configurações" e procure o item chamado “Sistema”. Depois, escolha “Data e Hora” ou similar – em alguns aparelhos talvez não seja necessário passar pelo menu “Sistema”.
2 – Desative as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”.
3 – Depois desses passos, adicione uma hora em seu horário local e tudo estará pronto para ativar seus despertadores.
Ainda de acordo com a companhia, ma manhã seguinte, o usuário deve se lembrar de desfazer essas configurações ativando as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”. Logo depois, o aparelho deve ser reiniciado. O horário deve, então, estar de acordo com o sinal enviado pelas operadoras.