Futuristas, pensadores, escritores, skatistas e até palhaços estarão reunidos na segunda edição de um evento que coloca na pauta de Porto Alegre a inovação criativa. Com previsão de 120 atividades - entre palestras, workshops, experiências e atrações - a serem realizadas em dois dias, o BS Festival procura democratizar ideias inovadoras nos mais variados assuntos: de games a economia colaborativa, de empreendedorismo a inteligência artificial.
O festival será realizado nos dias 1º e 2 de setembro, sábado e domingo, ocupando uma dúzia de espaços no bairro Floresta - para os organizadores, "um dos bairros mais criativos da cidade". Além das palestras e das atividades práticas, sempre incentivando a participação do público, o BS Festival 2018 vai contar com muita troca de conhecimento e diversão: ao longo do fim de semana, os participantes poderão confraternizar em beertrucks e foodtrucks e se entreter com apresentações artísticas e musicais.
— A essência é a mesma da primeira edição do evento, de democratizar o acesso à inovação e à criatividade. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas acessem diferentes tipos de abordagens em relação a nova economia que está aí e vivenciem mais esse novo mundo —afirma João Ramos, sócio-fundador da Black Sheep, que promove o festival.
Na primeira edição, realizada em agosto do ano passado, 60 especialistas debateram com o público a criatividade em suas vertentes tradicionais e também inusitadas, incluindo marketing, vídeos de jogos eletrônicos, startups, mobilidade urbana, diversidade de gênero e inovações na área da educação. Da expectativa de 400 pessoas interessadas, os organizadores surpreenderam-se com mais de mil participantes no evento que, em 2017, foi realizado em apenas um dia.
Neste ano, o destaque é a ocupação de espaços públicos: haverá palestras, debates e workshops em teatros, padarias, lojas do bairro. A intenção é promover um tom inusitado, de experimentação, para o público, que será convidado a fazer sua própria agenda, escolhendo os conteúdos por interesse e afinidade.
— Apostamos ainda mais alto nos nomes, trazendo pessoas de fora: do Vale do Silício, da Dinamarca, de Lisboa. O festival cresceu em todos os sentidos, do número de palestrantes aos conteúdos abordados — garante Ramos.
A programação ficará dividida entre o sábado, com palestras, debates, shows, beer trucks, food trucks e intervenções artísticas, e o domingo, reservado aos workshops adquiridos individualmente pelos interessados. O BS Festival 2018 é promovido pelo Black Sheep Project e Grupo Austral, com patrocínio de Grupo RBS e 99 POP.
Alguns dos palestrantes
Jeff Burton - Executivo de sucesso da Electronic Arts, responsável por jogos como The Sims, Need for Speed e Fifa Soccer, atuou também na Atari e entende como poucos a mentalidade do Vale do Silício. Burton vai falar sobre esse universo e como as coisas funcionam em um dos principais polos tecnológicos do mundo.
Jesper Rhode - Professor da Hyper Island, vai abordar sobre Inovações exponenciais e o ser humano de amanhã. Desenvolve projetos de transformação cultural em grandes empresas como Volvo, Netflix e Yahoo!.
Sergio Gama - Principal evangelizador da IBM na América Latina, vai falar sobre transformação digital e inovação com inteligência artificial. Engenheiro mecatrônico com mais de 25 anos de experiência em TI, é especialista na plataforma Watson, da IBM.
Peter Kronstrom - Diretor do Copenhagen Institute for Futures Studies Latin America e fundador do future loungeTM. Tem MBA internacional e é membro do conselho consultivo do Consulado Geral da Dinamarca e do Centro de Inovação Dinamarquês em São Paulo.
Lala Deheinzelin - Futurista e especialista em novas economias, é pioneira na economia criativa no Brasil e considerada uma das maiores futuristas do mundo. Também indicada como uma das 100 mulheres que estão cocriando um futuro colaborativo.
Cassio Sclovsky Grinberg - Escritor, skatista e consultor com vasta experiência em criação de estratégias para grandes marcas. Fundador da Grinberg Consulting. Vai falar da relação entre o mundo do skate e mundo do empreendedorismo com a palestra: Quer inovar? Vá para Israel de skate.
Caio Zanin - Doutorando em História pela UFRGS, apresentará a palestra "Um panorama atual da Cannabis na sociedade brasileira".
Serviço
O que: BS Festival 2018
Quando: 1º e 2 de setembro (sábado e domingo)
Onde: Black Sheep Project (Av. Cristóvão Colombo, 545), no bairro Floresta, em Porto Alegre
Ingressos: R$ 140 (2º lote - individual); R$ 119 (2º lote - grupos)
Informações e ingressos: bsfestival.com.br