Esta quarta-feira (31) é um dia especial para quem curte astronomia: três eventos lunares serão registrados simultaneamente (aqui você pode ACOMPANHAR A TRANSMISSÃO DA NASA). Haverá superlua, lua azul e lua de sangue – já vista na Ásia (fotos abaixo). Mas antes que todos se animem achando que irão ver uma lua gigante avermelhada ou azulada é importante esclarecer o que significa cada fenômeno e onde ocorrem.
Lua de sangue: é o efeito avermelhado provocado pelo eclipse lunar. Ela não será vista do Brasil e as melhores regiões para observação desse eclipse são a Ásia e América do Norte.
Superlua: essa sim, poderá ser vista no Brasil e ocorre quando o satélite está mais próximo da Terra, tendo a aparência maior.
Lua azul: é quando a lua cheia acontece duas vezes no mesmo mês (em janeiro, no dia 1º e no dia 31). A cor não muda, é só uma nomenclatura diferente, já que é raro acontecer.
Resumindo: nos lugares onde o eclipse é visto, o fenômeno poderá ser chamado de superlua azul de sangue, a junção dos três eventos. Aqui no Brasil, teremos a superlua azul.
Veja abaixo fotos da superlua azul de sangue pelo mundo: