Um estudo feito pela Opinion Box, plataforma digital de pesquisa, indagou o seguinte questionamento: "Se você pudesse instalar um único aplicativo no seu smartphone, qual seria?". O grande vitorioso foi o Whatsapp, escolhido por 56% das mulheres e 50% dos homens. Também foi o preferido pelos mais jovens: 45% dos respondentes com idades entre 16 e 29 anos o escolheriam, frente a 37% das pessoas com 30 a 49 anos e 26% entre aqueles com 50 anos ou mais. Em segundo lugar ficou o Facebook.
- Nossa pesquisa está baseada em 1.280 entrevistas online, aplicadas através de um questionário de autopreenchimento com duração aproximada de 8 minutos, com pessoas de ambos os sexos, todas as idades e classes sociais em todas as regiões do país - explicou Felipe Schepers, CEO do Opinion Box.
O levantamento, que foi realizado no último mês de abril, também mostrou que as mulheres são as que mais compram aplicativos. Cerca de 19% afirmaram já ter adquirido as ferramentas, enquanto 12% dos homens já o fizeram. Surpreendentemente, 46% dos respondentes mencionaram nunca ter pago por um app por não ver necessidade na aquisição, enquanto 24% disseram que não encontraram até então um que valesse a pena.
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17% dos participantes da pesquisa revelaram também que assinam serviços de entretenimento, com pagamento de mensalidade, que permite acesso através de app no celular. Destes, 63% utilizam o Netflix, 6% o Spotify, 5% a Sky e 3% o Deezer. Um dos pontos mais surpreendentes da pesquisa é o fato de que 51% disseram ter antivírus instalado no celular: 48% usam o Avast, 16% o AVG e 14% o PSafe.
- Esses dados por si só já são muito interessantes. Mas, mais legal ainda é ver quais são os apps que as pessoas têm na tela principal do celular de acordo com o seu perfil - avalia Schepers.
De acordo como levantamento, 77% das mulheres tem o app do Facebook na home do celular, frente a 67% dos homens. Elas também estão à frente no caso do Instagram. 47% responderam afirmativamente contra 30% dos homens e também mantém o Candy Crush na tela inicial. São 15% das mulheres, contra apenas 6% dos homens.
- Quando a avaliação passa a ser por faixa etária, vemos que os mais jovens ainda fazem mais uso das ferramentas sociais, como Facebook, Instagram e Messenger, e consomem muito menos os apps que possivelmente estão sendo usados por seus pais, tios ou avós, como o YouTube, o Google Maps e o Google Search - afirma Schepers.
De acordo com o CEO, o estudo foi importante ao revelar que, entre um universo gigantesco de apps gratuitos, os usuários acabam não sendo atraídos para a compra, por não encontrar um diferencial que os leve a pagar por estes apps. O Whatsapp segue sendo a principal força, seguido dos aplicativos de redes sociais. Outro dado que chama a atenção é o bom posicionamento de aplicativos de bancos.