Apesar de serem utilizadas majoritariamente para a criação de protótipos pela indústria, as impressoras 3D já têm utilidade em diversas áreas. Confira abaixo o depoimento de três profissionais que utilizam as máquinas:
Arquiteto
O escritório de Eduardo Rodrigues produz, há oito meses, casas e edifícios de plástico que servem para apresentações e também de agrado para seus clientes. Uma maquete, que antes demorava semanas ou meses para ser feita, agora leva sete dias. O custo também foi reduzido. As maquetes expostas em shoppings e show rooms são mais detalhadas, com melhor acabamento.
Artesão
O animador Marcelo Pasqua trabalha com modelagem 3D para animações de propagandas e filmes, e nas horas extras sempre gostou de criar esculturas em argila. Há três anos, substituiu o material das obras pelo plástico das impressoras 3D. A ideia era demonstrar diferentes técnicas de aprimorar a pós-impressão: além de desenhar à mão suas esculturas, ele lixa, pinta e dá o acabamento que a peça bruta não teria.
Designer de joias
Eliânia Rosetti afirma: todo estúdio de design vai ter uma impressora 3D. Ela utiliza uma para produzir os pilotos das suas coleções de joias, o que acelerou o processo de produção em 50% do tempo. Sua equipe produz três pilotos a cada quatro horas. Antes, levava semanas ou até meses para alguns modelos.