Alguns maldosos disseram que a culpa da queda do WhatsApp neste sábado foi culpa de Mark Zuckenberg. A justificativa das acusações na internet, em memes era de que o dono do Facebook estava boicotando a mais nova aquisição e forçando os usuários a acessar o messenger do Facebook. Óbvio que não.
O problema foi outro. A queda do WhatsApp tem justificativa técnica e se há um culpado, então é o roteador. Foi o que explicou o fundador do WhatsApp, o ucraniano Jan Koum. Ele divulgou uma nota neste domingo, o pedido de desculpas também trouxe a explicação:
"Sentimos muito pela queda do serviço"
"Foi nossa maior e mais longa interrupção em anos. Foi causada por uma falha em um roteador de rede, que acabou tendo consequências em nossos servidores"
"Trabalhamos com nosso provedor de serviço para resolver a questão e ter certeza de que não acontecerá outra vez"
O aplicativo WhatsApp ficou sem conexão por várias horas no sábado (22) e segundo alguns relatos do Twitter publicados por usuários do aplicativo, a instabilidade aconteceu desde a sexta-feira (21), e no dia seguinte o serviço caiu de vez.
De acordo com o executivo do WhatsApp e agora sócio do Facebook, o problema surgiu a partir de uma falha no roteador de rede.
Para entender o tamanho do problema: o aplicativo de mensagens instantâneas tem cerca de 450 milhões de usuários em todo o mundo.