
A internet é um ambiente vasto, que permite que pessoas do mundo inteiro conversem entre si e ampliem sua rede de contatos. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério das Comunicações (MCom), 90% da população brasileira possui acesso à rede.
Atualmente, 65,6 milhões de casas estão conectadas – um aumento de 5,8 milhões, em relação a 2019. Com o crescimento do acesso a este meio, é necessário que os usuários tomem cuidado nas páginas online, para manter os dados pessoais protegidos.
A privacidade é um tópico importante no ambiente virtual. Por meio desta, os internautas têm mais autonomia para se divertir e navegar pela internet, sem se preocupar com vazamento ou roubo de informações. Contudo, as pessoas na rede não têm tido tanta segurança nos últimos tempos.
De acordo com a Group-IB, empresa de inteligência de ameaças, no primeiro trimestre de 2022, houve um aumento de 12% no número de ataques cibernéticos, quando comparado com o fim de 2021. Neste período, ocorreram um total de 91,2 mil vazamentos de informações.
Para ajudar a identificar questões de privacidade e proteção de dados pessoais, a Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital, desenvolveu a campanha “A sua privacidade sempre foi a moral da história” em Porto Alegre. Por meio de ativações nos canais digitais, mídia OOH (cinemas e painéis digitais), canais de TV por assinatura, assim como conteúdos orgânicos e patrocinados em parceria com os principais veículos de comunicação da cidade, a empresa visa elucidar conceitos sobre o tema, conscientizando as pessoas sobre a importância de cuidar dos dados pessoais e assim, poder tomar melhores decisões para estar seguro frente a esses ataques.
Acesse o site da Unico para saber mais sobre as soluções da startup e acompanhe as novidades pelo Facebook, LinkedIn e Twitter
Privacidade é a moral
Na campanha, a startup utiliza histórias infantis para explicar a importância da proteção de dados aos usuários. O conto de João e Maria, por exemplo, é usado para falar sobre a necessidade de não deixar informações importantes pelo caminho, sem saber para o que serão manuseadas e onde irão parar, como no caso de cookies de sites convencionais, e-mails tracking e compartilhamento de localização de aplicativos.
Outra história usada no projeto é a da Chapeuzinho Vermelho, que também aborda o valor dos dados pessoais. Por fim, o conto dos Três Porquinhos ensina os usuários a não dividir as informações pessoais por conveniência – como ao adicionar dados bancários em um site qualquer ou disponibilizar o endereço próprio para um aplicativo de fotos.
Sobre a Único
A Unico é uma empresa brasileira especializada em identidade digital, fundada em 2007. A IDTech se tornou um unicórnio em agosto de 2021 e, oito meses depois, recebeu a quarta rodada de investimento, sendo avaliada em USD 2.6 bilhões. A empresa desenvolve soluções inovadoras para a proteção da identidade dos brasileiros nas relações com companhias privadas. São elas: biometria facial para autenticação de identidades, admissão digital com assinatura eletrônica, plataformas de educação corporativa e gestão de compra e venda de veículos.
Atualmente, suas soluções estão presentes em mais de 800 empresas, entre bancos privados, varejistas, fintechs, e-commercese indústrias do país. Foi reconhecida em 2021 entre as 100 Startups to Watch, ranking de Pequenas Empresas & Grandes Negócios, além de apontada como uma das Companies to Watch in 2022 pela Liminal, consultoria estratégica focada em identidade digital, fintechs e cibersegurança.