A busca por conhecimento foi um dos aspectos do cotidiano que mais se beneficiou com as mídias digitais. A facilidade de comunicação fez com que explodisse a procura por cursos online, em qualquer área que se possa imaginar, principalmente durante a pandemia. De culinária a mecânica, de jardinagem a idiomas, de maternidade a instrumentos musicais: sempre tem alguém interessado em aprender e, consequentemente, alguém oferecendo dicas valiosas.
Se esses ensinamentos têm valor, é preciso que isso seja estabelecido e organizado. Para ajudar nesse processo, Igor John criou a Pepper, uma plataforma que funciona, ao mesmo tempo, como repositório e também sistema de pagamento por conteúdos autorais dos usuários. Enquanto trabalhava no setor de vendas de uma solução semelhante, vislumbrou a necessidade de algo mais intuitivo e descomplicado, levando isso ao mercado logo em seguida.
A iniciativa deu certo. No ano passado, o crescimento foi de 1.375%, alcançando mais de 100 mil novos vendedores de conteúdo cadastrados, mais de dois milhões de transações e um milhão de alunos consumindo produtos digitais na área de membros da plataforma.
Em entrevista, Igor analisa o momento desse mercado e projeta voos mais altos para a Pepper. Confira:
Como surgiu a Pepper?
Ela veio, basicamente, quando um sócio e eu éramos usuários de outra plataforma. A gente sentia falta de algumas ferramentas, de ter mais liberdade para personalizar o nosso formato de vendas. Então, começamos a aprender, ver que daria para construir uma plataforma própria, mais voltada para as necessidades que a gente enxergava no mercado. Lançamos a Pepper em junho de 2022.
O mercado de conteúdos digitais vive um momento de expansão?
Tem algumas plataformas há mais tempo no mercado, mas ainda acho que esse movimento de venda de conteúdo digital está começando. Observo que há um aumento importante nas vendas, principalmente de produtos digitais, pelo Instagram, por quem já tem audiência – e até pessoas que não têm audiência conseguem fazer vendas usando algumas estratégias de tráfego pago, por exemplo.
A pandemia causou um boom nesse segmento?
Sim. Pude observar isso enquanto trabalhava em outra empresa que fazia venda de cursos. Entrei nessa área em 2018, um pouco antes da pandemia, e consegui ver que a procura por cursos online e cursos digitais aumentou bastante naquele período.
Que diferenciais vocês buscaram, a partir daquela primeira experiência, para crescer nesse mercado?
Mais liberdade para o produtor, de modo que ele consiga fazer as ações de venda mais rapidamente. Também buscamos entregar uma maior taxa de conversão no checkout, é algo que a gente prioriza bastante. Além disso, tentamos ter cada vez menos burocracia, oferecer algo mais intuitivo – um dos principais pontos que a gente enxerga na plataforma. Já tivemos muitos usuários dando feedback nesse sentido: é fácil de mexer, um caminho fácil de ser percorrido.
E como esse caminho é percorrido?
Somos uma plataforma de pagamentos no formato de marketplace: o usuário vendedor cadastra os cursos online, e-books, mentorias, quaisquer outros produtos no formato digital, em qualquer formato de mídia. A área de membros é gratuita e, lá, ele pode subir esses conteúdos. A venda é feita por um link de checkout, que o usuário pode divulgar e oferecer em campanhas de marketing, por e-mail, redes sociais e outros caminhos que preferir. A pessoa compra e recebe acesso a esse conteúdo, que fica hospedado na Pepper.
O vendedor é responsável pelo que oferece, seguindo os termos de uso. Conteúdos que contenham incitação à violência ou pornografia, por exemplo, são vetados. Fora isso, se pode entregar informações relacionadas a qualquer nicho de mercado: empreendedorismo, ensino, desenvolvimento pessoal, culinária. Qualquer assunto ou tema que se queira vender.
No que a Pepper aposta para crescer?
Em 2024, esperamos alcançar R$ 1 bilhão em transações processadas através do checkout de pagamentos. Para isso, nossos principais trunfos são o relacionamento com cliente e o suporte ao usuário, que está em constante otimização para ser mais próximo, ágil e fácil. Seremos cada vez mais parceiros, incentivando o crescimento dos produtores de conteúdo digital.
Que motivos os clientes reportam para usarem a ferramenta e se manterem fiéis?
Já tivemos bons feedbacks. Os clientes elogiam o fato de poderem concluir a compra de uma forma bem rápida, facilitada e intuitiva. Este também é um diferencial na hora de escolher vender na Pepper – e é fundamental para nossa taxa alta de conversão, no checkout de pagamentos.