Entre os dias 17 e 19 de novembro, Caxias do Sul receberá a 29ª edição da Mercopar — Feira de Inovação Industrial. Entre as novidades deste ano, o evento desenvolvido para estimular a geração de negócios e impulsionar a retomada da economia receberá adaptações para que todos os protocolos de segurança necessários na prevenção à Covid-19 sejam atendidos.
A última edição da feira, em 2019, contou com 315 expositores que, juntos, movimentaram mais de R$ 65 milhões em negócios nos segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem, além de startups. Este ano não será diferente, já que a Feira, realizada pelo Sebrae e pela FIERGS, tem a missão de aproximar empresas nacionais e internacionais e promover a integração entre micro, pequenas, médias e grandes empresas, com o objetivo de gerar novas oportunidades de negócio. O local também é um espaço de disseminação de conhecimento tecnológico e tendências da indústria, representando um estímulo à economia, já que se trata uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina.
Inscreva-se no site do evento.
Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, Gilberto Porcello Petry, a realização da feira, com atenção aos protocolos exigidos pelo cenário atual, é de extrema importância para o setor industrial. Ele também lembra a importância de realizar o encontro:
— A Mercopar pertence à indústria gaúcha e se reafirma a cada ano como uma grande oportunidade de negócios e um espaço de disseminação do que há de mais inovador no setor.
Atrações reservam oportunidades aos participantes
Entre as atrações gratuitas programadas está o tradicional Salão de Negócios, com rodadas nacionais e internacionais, que promove o diálogo entre empresas e compradores em potencial. O Encontro de Negócios Internacional Virtual, promovido pela FIERGS em parceria com a Apex-Brasil e a CNI, será uma ação simultânea à feira e também proporcionará aos participantes novas oportunidades.
No Salão de Inovação, uma área interativa, o público poderá acompanhar workshops, talks, demonstrações e maratonas. Neste espaço, serão promovidas dinâmicas com desafios propostos por grandes empresas para startups e empresas pequenas. Elas irão concorrer entre si e serão instigadas a apresentar soluções inovadoras para os problemas apresentados.
Em um Estande Coletivo, cerca de 40 startups terão a chance de demonstrar seus empreendimentos. Em um auditório, uma programação intensa será apresentada. Na agenda, estão confirmados os eventos: Fórum Encadear Summit, Mind7 Startup, Seminário Jornada 4.0 e IV Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no Rio Grande do Sul.
Cuidados redobrados contra o Coronavírus
As ações preveem medidas protetivas no credenciamento e no controle de acessos dos participantes ao evento. A medição de temperatura de todas as pessoas presentes e uso de máscaras serão obrigatórios, assim como credenciamento prévio e digital para evitar aglomerações. O fluxo de visitantes na feira será controlado para manter o distanciamento mínimo. A entrada será separada da saída e nos dois locais haverá tapetes higienizantes, além da limpeza constante de toda a estrutura utilizada. Serão instalados dispensers e tótens com álcool em gel em todos os espaços do evento, entre outros protocolos para garantir a segurança dos participantes.
As inscrições para expositores da Mercopar estão abertas e podem ser feitas através do site www.mercopar.com.br. Visitantes poderão inscrever-se, também, por meio do site do evento.
Sobre as entidades promotoras
A parceria SEBRAE RS e FIERGS que reposicionou a Mercopar no ano de 2019 será novamente celebrada para consolidar a feira como o grande momento da Inovação Industrial no ano de 2020. O Sebrae RS – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul – é uma entidade privada sem fins lucrativos que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável, apoiando empreendedores a iniciarem o negócio de forma planejada, e empresários de empreendimentos de micro e pequeno porte a desenvolverem e ampliarem suas empresas.
A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) é a entidade de representação sindical da indústria gaúcha. Atua por políticas que fortaleçam o setor industrial nos cenários estadual, nacional e internacional, objetivando um ambiente que favoreça a competitividade, a inovação tecnológica e o desenvolvimento.