A procura de alternativas mais econômicas e eficientes de mobilidade fez com que os aplicativos de transporte rapidamente ganhassem popularidade e reconhecimento entre os usuários. Com isso, uma empresa que oferece esse tipo de serviço busca, cada vez mais, melhorias para atender seus clientes. Atenta à segurança de motoristas e passageiros e buscando minimizar situações de risco, a 99 aprimora frequentemente sua ferramenta com novas funcionalidades. Desde 2017, adotou um sistema de inteligência artificial. Com isso, a redução de incidentes de segurança registrados foi de 59%, dados de janeiro a dezembro de 2018 em Porto Alegre.
Segundo o porta-voz de segurança da 99, Raul Montenegro, a inteligência artificial da empresa funciona a partir do monitoramento automático de todas as chamadas da plataforma. O algoritmo verifica padrões de comportamento de pessoas mal-intencionadas e bloqueia as chamadas de risco. O foco é a prevenção:
– Por meio da tecnologia, esse mecanismo consegue detectar situações suspeitas antes mesmo que aconteçam. Para nós, é muito importante atuar na segurança dos dois lados: motoristas e passageiros.
Além de engenheiros, programadores e cientistas de dados, o setor de segurança conta com mais de 100 pessoas e inclui ex-militares e até psicólogos. Montenegro explica que seu funcionamento se dá 24 horas por dia, sete dias por semana, cuidando exclusivamente da proteção dos usuários. Para entender como a inteligência artificial da 99 opera, é possível imaginar que o mesmo trabalho poderia ser feito por muitos especialistas de segurança analisando cada chamada individualmente. Em vez disso, os pesquisadores da empresa construíram um programa capaz de investigar toda a plataforma num piscar de olhos.
Na prática, o sistema vasculha milhares de corridas e identifica padrões de comportamento que estão associados a incidentes – como horário, modo de pagamento e histórico do usuário. Ao mesmo tempo, monitora cada uma das chamadas em busca desses parâmetros. Caso os encontre, o algoritmo realiza o bloqueio automático ou pede uma validação adicional de identidade, solicitando dados ao usuário.
Montenegro destaca ainda que, na capital gaúcha, estão sendo implementadas câmeras de segurança nos veículos, com lentes olho-de-peixe – que permitem uma visualização mais abrangente do veículo – e visão noturna. Ao pedir o carro, o usuário é avisado de que o caminho poderá ser filmado. A 99 conta ainda com mapeamento de áreas de risco e rodadas periódicas de treinamento para o motorista, nas quais são apresentadas as ferramentas de segurança e dicas práticas para o dia a dia.
Rastreador contra assédio
Sistema que vasculha as avaliações das usuárias e dos usuários ao fim das corridas para agilizar ainda mais a identificação de eventuais casos de assédio e aumentar a segurança das viagens. A tecnologia consegue ler os comentários deixados no app após o término das corridas e identificar uma série de palavras e contextos que podem estar relacionados a esses incidentes. Daí em diante, uma equipe especializada faz uma segunda checagem para avaliar os detalhes da ocorrência e tomar as devidas providências – que podem incluir bloqueio do motorista e suporte para investigação pelas autoridades policiais.
Botão de segurança
Ao clicar no botão de emergência, uma das ações possíveis é ligar automaticamente para a polícia. Ao escolher essa opção, o app exibe ao passageiro informações da corrida – modelo/placa do carro e localização para comunicação fácil às autoridades. Esses dados são compartilhados imediatamente com os contatos de confiança caso o usuário decida ligar para o 190.
Os contatos de confiança são outra função permitida pela ferramenta. Com ela, é possível adicionar os números de até cinco pessoas para falar rapidamente com família e amigos, caso seja necessário. Os usuários ainda podem dividir o trajeto com eles ou com qualquer conhecido que esteja na lista telefônica do celular.