
O governo estadual autorizou, nesta sexta-feira (21), a contratação de 108 agentes socioeducadores para a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). Os profissionais estão entre os 1.385 aprovados no concurso público de 2022. A lista dos novos servidores será divulgada nos próximos dias no site da fundação.
A ampliação do quadro é destinada ao preenchimento de postos vagos e dos que ficarem desocupados dentro do prazo de validade do certame nas regionais da Fase em oito cidades: Porto Alegre, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria, Passo Fundo, Santo Ângelo e Uruguaiana; além das novas unidades com previsão de abertura.
— O concurso previa 50 vagas, mas ampliamos esse número para mais do que o dobro, o que vai permitir aprimorar o atendimento, já que há ainda a abertura de novas unidades em breve — disse o governador Eduardo Leite.
Nos cargos de agente socioeducador, a data de homologação do concurso ocorreu em 12 de maio 2023, razão pela qual a prorrogação da validade do certame para estes cargos deverá ocorrer somente em maio de 2025.
Obras em andamento
O Estado tem três obras de Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) em andamento. O espaço de Osório é o que está em fase mais avançada, próximo da conclusão, mas ainda não há data de inauguração.
Em Santa Cruz do Sul, a construção está parada há mais de um ano. A unidade de Viamão deve ter as obras retomadas nos próximos meses, segundo nova previsão da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo; o local não tem obras há mais de três anos.
O concurso da Fase foi o segundo realizado no Estado com vagas destinadas a pessoas trans. No primeiro, uma pessoa do grupo foi admitida na vaga de assistente administrativo. Para o cargo de agente socioeducador, três candidatos foram aprovados.