O Corpo de Bombeiros de Estrela, no Vale do Taquari, registrou mais de 10 denúncias sobre tentativas de golpe em e-mails em nome da corporação nas últimas duas semana. A corporação esclarece que não utiliza esse meio de comunicação e alerta para que os destinatários não forneçam informações.
As denúncias são de empresários da região, que relataram ter recebido e-mails mencionando supostas irregularidades no Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI). A mensagem informa a necessidade da realização de uma visita para realizar vistorias.
O e-mail inclui um link para acesso aos requerimentos para a regularização do estabelecimento. A suspeita é de que o endereço possa levar a algum tipo de pagamento online ou infecte o equipamento com vírus.
A orientação é de que, no caso de receber um e-mail do tipo, se registre ocorrência junto à Polícia Civil.
Corpo do e-mail
"Corpo de Bombeiros de Estrela
Prezado(a) responsável pela empresa ****** SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA - CNPJ ******
Informamos que sua empresa está sendo notificada sobre uma visita de averiguação que ocorrerá até o dia 09/12/2024, em cumprimento ás normas de segurança estabelecidas pela Lei n° 13.425, que trata da prevenção e combate a incêndios. Tentamos contato pelo número ****** para tratar com o responsável financeiro ou sócios da empresa: ******.
Esta ação decorre de uma denúncia recebida de forma anônima. É importante ressaltar que, em caso de identificação de irregularidades, poderão ser aplicadas multas, e a empresa terá um prazo de 15 dias úteis para se adequar às normas de segurança.
Abaixo, você pode acessar a lista de possíveis irregularidades e os requerimentos necessários para regularização:
Ver Requerimentos
Em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos, entre em contato diretamente com o Corpo de Bombeiros.
Atenciosamente,
José Carlos
Gestor de Segurança do CBE
Corpo de Bombeiros"
Produção: Fernanda Axelrud