A Polícia Civil investiga a tentativa de homicídio ocorrida durante o que seria um assalto, neste sábado (12), no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, Vale do Sinos. A vítima de 34 anos, proprietária de um restaurante, foi baleada na cabeça e está hospitalizada. O tiro, na nuca, foi desferido por um homem que a havia dominado, depois de repetidas falhas no sistema de disparo da arma.
— Pode ser um latrocínio, um homicídio (tentados). Neste momento, não podemos descartar nenhum hipótese. A vítima sobreviveu. Somente ela e os criminosos sabem o que foi dito antes dos disparos — aponta o delegado do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Pedro Trajano.
O fato, que aconteceu no começo da manhã, chama a atenção das autoridades pela insistência do atirador. A comerciante chega por volta de 6h45min para abrir o estabelecimento, localizado na Rua Vereador Darci Jaime Keller, em uma Honda Biz.
O assaltante chega na carona de uma motocicleta. Ele entra em luta com a vítima e consegue contê-la. Enquanto a mulher tenta desvencilhar-se do controle do agressor, ele tenta atirar com o cano da arma colado na parte posterior do crânio por, ao menos nove vezes, segundo as autoridades.
— Ela (a vítima) já havia entregado a chave. Existe uma série de diligências de investigação em andamento e, de fato, neste momento, não temos como descartar nada — afirma o delegado.
Trajano indica que a polícia está levantando lista de potenciais testemunhas e faz busca por imagens de câmeras pela região. A Bis da comerciante foi localizada após ser abandonada no bairro Hamburgo Velho, por volta das 11h30min. Ela será periciada.
As autoridades buscam identificar a placa da moto usada pelos criminosos para encadear a relação do veículo com os homens que o utilizaram na ação, que está registrada em imagens do próprio restaurante.
As imagens não foram cedidas pela Polícia Civil. Outras perícias estão em curso. O crime terá sua investigação continuada pela delegada do DHPP, Marcela Ehler.
Estado delicado
É delicado o estado de saúde da comerciante. Socorrida e levada consciente ao Hospital Municipal de Novo Hamburgo, ela passou por cirurgia e está sob cuidados intensivos. À tarde, a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) divulgou boletim indicando que a paciente está na UTI, em condição clínica "muito grave".