A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (17) um homem de 20 anos apontado como suspeito do feminicídio de Brenda dos Santos Baptista, 20 anos. A jovem despareceu em 29 de junho. O corpo dela foi encontrado uma semana depois, na zona leste de Porto Alegre.
A prisão preventiva ocorreu por volta de 13h, na casa do suspeito, no bairro Coronel Aparício Borges. O nome do preso, que seria namorado da vítima, não foi divulgado pelas autoridades, mas Zero Hora apurou que se trata de Bruno Luís Gomes do Canto.
Segundo a Polícia Civil, no dia do crime, Gomes do Canto teria dito a Brenda que eles iriam a uma festa junina em um sítio no bairro Lomba do Pinheiro.
O suspeito e a vítima teriam embarcado em um ônibus por volta de 17h saindo da casa da jovem, no bairro Partenon, rumo à suposta festa. Haveria também a promessa de que o rapaz apresentaria a namorada para a família dele.
A investigação aponta que, por volta de 19h, eles desembarcaram do coletivo e Brenda foi morta com um mata-leão — golpe que provoca asfixia. O corpo foi deixado em uma área de mata.
A motivação para o crime ainda é investigada, mas a principal hipótese apurada pela polícia tem relação com o fato de que a jovem havia dito que estava grávida do suspeito, o que o teria deixado insatisfeito.
Somente o exame pericial poderá comprovar se, de fato, ela estava grávida. Durante as investigações, a polícia localizou um teste de gravidez positivo junto aos pertences dela, embora não seja possível definir quando ele foi feito.
Segundo a polícia, o suspeito colaborou com as investigações e confessou o assassinato. Ele foi indiciado por homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver. A investigação agora aguarda os resultados dos exames periciais para obter mais detalhes sobre o crime.
— Para a Polícia Civil, hoje é o fechamento desse caso com a prisão do autor de um feminicídio. O homem conhecia a vítima e, possivelmente, atraiu ela para o local. É um crime dentro do contexto da vida privada, que é muito difícil de ser evitado — avalia o delegado Mario Souza, diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Procurado pela reportagem, o advogado de Bruno Gomes do Canto, Juliano Azevedo, disse que só vai se manifestar ao final das investigações.
Relembre o caso
O corpo de Brenda dos Santos Baptista, 20 anos, que estava desaparecida desde 29 de junho, foi encontrado por volta de 17h do dia 6 de julho, um sábado, na Estrada João de Oliveira Remião, na parada 23 da Lomba do Pinheiro, zona leste da Capital. A Brigada Militar foi acionada por uma ligação anônima e foi até o local.
Panfletos divulgados pela família apontavam que Brenda havia sido vista pela última vez próximo a um terminal de ônibus na Avenida Antônio de Carvalho. A Polícia Civil realizou buscas e identificou, por meio de câmeras de videomonitoramento, parte do deslocamento da vítima.
O pedido pela prisão do namorado foi encaminhado pela polícia à Justiça na semana passada e concedido nesta quarta-feira, quando ele foi detido.