Uma cuidadora de idosos, que presta serviço a domicílio, foi presa nesta quinta-feira (23), em Viamão, na Região Metropolitana. Ela é suspeita de ter desviado dinheiro da conta de uma idosa e causado um prejuízo superior a R$ 200 mil.
Conforme a investigação da 1ª Delegacia de Polícia de Viamão, a mulher, de 40 anos, furtou o telefone celular da vítima, documentos, chave do veículo e da casa. Ela ainda fez empréstimos, realizou operações e transferências bancárias, pagamentos e abertura de conta em nome da idosa, sendo que os valores e pagamentos eram feitos em benefício do marido e mãe da suspeita, os quais também são investigados.
De acordo com a Delegada Jeiselaure de Souza, a idosa de 69 anos já apresentava problemas cognitivos e morava sozinha no distrito de Águas Claras.
— Familiares até desconfiaram da cuidadora, que ficou apenas alguns dias. Como ela levou o telefone celular da vítima, conseguiu acessar serviços e desviar os valores — revelou a delegada.
Além da prisão preventiva da cuidadora, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nos bairros São Lucas e Tarumã, em Viamão. A polícia localizou documentos e objetos da idosa, e realizou a apreensão de diversos celulares e computadores.
Foram impostas medidas cautelares diversas da prisão à mãe a ao marido da suspeita, como proibição de se aproximarem ou entrarem em contato com a idosa e seus familiares e a colocação de tornozeleira eletrônica. Durante a operação também ocorreu a prisão em flagrante de um homem de 60 anos, sogro da cuidadora, por porte de arma de fogo.
A mulher presa possui diversos antecedentes criminais e responde a processos por estelionato e furto qualificado. Os presos foram apresentados à delegacia e posteriormente serão encaminhados ao sistema prisional.