O ministro Ricardo Lewandowski, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, afirmou que Rogério da Silva Mendonça, 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33, pretendiam fugir para o Exterior. Os dois foram detidos no começo da tarde desta quinta-feira (4), na BR-222, nas proximidades de Marabá, no Pará. O titular da pasta fez um pronunciamento nesta tarde.
Os dois foram presos 50 dias após a fuga, a cerca de 1,6 mil quilômetros de distância da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, de onde escaparam em 14 de fevereiro. O ministro destacou que agora eles serão encaminhados de volta para a mesma prisão.
Segundo Lewandowski, foi feito um cerco em uma ponte da BR-222, perto de Marabá, no Pará. Eles foram detidos por volta das 13h30min desta quinta-feira. Além deles, outras quatro pessoas que ajudavam na fuga foram detidas.
— Num primeiro momento soubemos que alguns moradores foram cooptados pelo crime organizado, facilitando a fuga — afirmou o ministro.
Questionado se não demorou demais a recaptura dos presos, o ministro discordou:
— É um prazo razoável, de 50 dias, segue os paradigmas internacionais. Não chegamos a dois meses, num país dessas dimensões — afirmou.
— A busca pela recaptura foi prejudicada por intensas chuvas — completou.