A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Uruguaiana prendeu preventivamente, na tarde desta segunda-feira (8), um homem de 58 anos acusado de estupro de vulnerável contra duas netas, de sete e 11 anos. A polícia deve indiciar o investigado pelos crimes de abuso sexual e coação.
A informação chegou à polícia por meio da denúncia de um familiar das duas meninas. O suspeito, ao descobrir sobre a queixa, ameaçou a pessoa que comunicou os fatos às autoridades. Por isso, a prisão preventiva leva em conta os dois crimes. Em caso de delitos contra a dignidade sexual, a coação gera pena majorada.
O delegado Matheus Antunes da Rosa, da DPCA de Uruguaiana, explica que os próximos passos da investigação incluem a conclusão de diligências e o encaminhamento do inquérito para o Judiciário, para que haja ação penal.
Escuta especializada
Desde 2022, a DPCA de Uruguaiana conta com uma sala de escuta especializada em investigações de violação contra vulneráveis. A sala integra o objetivo da Polícia Civil de assegurar um processo humanizado de ouvir os depoimentos de crianças.
Em um quarto reservado, a vítima fica acompanhada apenas de um policial civil especializado. Enquanto isso, outros agentes podem acompanhar o depoimento ao vivo através de câmeras e microfones, podendo fazer perguntas enquanto a escuta acontece. Para o delegado Matheus Antunes da Rosa, isso possibilita a percepção mais aguçada sobre o contexto real da criança.
*Produção: Fernanda Axelrud