Em entrevista ao Timeline desta terça-feira (27), Winnie dos Santos, mãe da menina Agnes Bueno, e Madelaine Morigi, mãe da menina Nicolly, vítimas de estelionatários no golpe da falsa vaquinha da internet, contaram que decidiram cancelar as campanhas. Ambas relatam que têm medo de que criminosos possam, novamente, fazer uso fraudulento de fotos das filhas para aplicar golpes.
— Minha vaquinha não está mais no ar. A gente fez a vaquinha pra comprar um respirador mecânico para a Agnes em 2020 para trazer ela para casa, pois ela seguia internada. Foi nessa turbulência que aconteceu esse golpe, e então a gente nunca mais fez uma vaquinha expondo ela novamente. Por medo de tudo que aconteceu, por não saber onde vai parar a foto dela. Eu não sei o que que eles podem fazer e daqui a pouquinho vão achar que a gente mesmo está fazendo alguma coisa errada, né? A gente não sabe o que as pessoas podem pensar — diz Winnie.
Ela ressalta que a família segue precisando de ajuda em razão da saúde fragilizada da menina.
— A Agnes é uma criança que necessita de um tratamento contínuo. Ela usa respirador, usa sonda de alimentação, necessita de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, enfim, é um tratamento multidiscplinar pra dar uma melhor qualidade de vida à ela.
Madelaine, mãe da menina Nicolly diz que a vaquinha para ajudar no tratamento da filha que tem leucemia está em processo de encerramento.
— Não, não tem mais. Eu até vou colocar no Facebook, mas de forma mais privada. Pois esta situação toda é muito difícil. No último dia 16, quando a minha filha fez a cirurgia para retirada do tumor, eu postei uma foto dela dizendo que ela tinha retirado 100% o tumor, fiquei muito feliz e nisso já foram lá e já voltaram em outra vaquinha para pedir dinheiro. Eu fui publicar a vaquinha dela de novo numa página do Facebook, pois até então não tinha acesso muito a Twitter, foi onde me chamaram de golpista. Os criminosos utilizaram a foto, mas trocaram os nomes e a chave Pix para depósito, bem como os CPFs.
Madelaine conta que quando descobriu que os golpistas tinham arrecadado R$ 35 mil ficou indignada.
— Esse valor foi muito maior do que eu consegui com a vaquinha verdadeira. Nós, na época, conseguimos arrecadar R$ 13 mil, daí fizeram a cirurgia só que o tumor voltou. Então, decidimos abrir uma vaquinha de novo, e aí descobriram essa vaquinha falsa usando também imagens da Nicolly, mas com outro nome, no caso Laura.
Madelaine disse que quando descobriu a vaquinha falsa, entrou no Twitter e começou a alertar sobre o golpe, pedindo que as pessoas denunciassem.
Ambas contam que registram boletim de ocorrência e com o documento entraram em contato com as plataformas para tentar tirar da internet as vaquinhas falsas.