A Polícia Civil desencadeou, nesta terça-feira (14), uma operação contra um grupo responsável por aplicar golpes contra idosos em Pelotas, no Sul do Estado. Três pessoas foram presas e outros seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos, resultando na apreensão de alguns materiais utilizados pelos criminosos.
De acordo com as investigações, iniciadas há cinco meses, a organização funcionava através de uma falsa instituição financeira. Pessoas idosas eram abordadas na rua com propostas de renegociação de empréstimos. As condições costumavam ser bastante vantajosas.
— Eles levavam esses idosos para a suposta sede da financeira, onde eram convencidos a entregar cartões bancários, documentos. Também eram fotografados. Enquanto um dos criminosos distraía as vítimas, os demais faziam compras com os cartões, empréstimos, portabilidade dos rendimentos desses idosos para possibilitar empréstimos em outros bancos. Em vez de renegociação de dívidas, acabavam ficando com a situação bastante agravada — relata a delegada Walquiria Meder, responsável pelo caso.
Os valores eram desviados para contas administradas pelos criminosos. Até o momento, 23 vítimas já foram identificadas. Juntas, somam um prejuízo de aproximadamente R$ 200 mil.
Não é descartada a possibilidade da lista de idosos prejudicados aumentar. Casos semelhantes devem ser levados ao conhecimento da Brigada Militar ou da Polícia Civil.
Segundo os investigadores, os alvos eram, em sua maioria, pessoas de pouca instrução, que somente depois de muito tempo vinham a entender que aquilo se tratava de uma fraude.
Os presos foram encaminhados para os presídios Regionais de Pelotas e Rio Grande.