Uma facção criminosa suspeita de envolvimento em pelo menos 16 homicídios desde abril do ano passado em Alvorada, na Região Metropolitana, é alvo de operação da Polícia Civil nesta terça-feira (31). Entre os crimes investigados, está a execução de um homem no início deste ano. O crime foi gravado por câmeras de segurança da prefeitura de Alvorada.
O grupo criminoso, com berço na zona leste de Porto Alegre, estaria por trás do homicídio ocorrido em janeiro, no bairro Onze de Abril. Um homem de 59 anos, identificado como um usuário de drogas, foi executado, no meio da rua, com diversos disparos. A região seria dominada por uma facção rival ao grupo investigado, segundo a polícia.
No vídeo, é possível ver o momento em que três homens chegam ao local num veículo branco. Dois deles desembarcam e passam a atirar na direção de um homem que está no meio da rua. Uma mulher escapa correndo dos disparos. Os atiradores se aproximam e recarregam as armas, atirando contra a vítima, que está caída no meio da rua. Um dos bandidos usa um celular para gravar a ação. O mesmo executor ainda chuta a vítima no fim da ação. Os criminosos abandonam o veículo e fogem em seguida.
Além desse homicídio, a polícia atribui à facção outros crimes ocorridos em Alvorada. Um dos casos no centro da investigação é o assassinato do idoso, no bairro Umbú. Em 25 de abril de 2022, Adão Guimarães de Souza, 70 anos, foi executado na Rua dos Gaúchos. O aposentado, sem antecedentes criminais, foi alvejado por uma sequência de disparos.
Durante a investigação, para entender a motivação do crime, a polícia descobriu que bandidos vinham pressionando a vítima a vender a casa por um preço abaixo do mercado. O intuito seria usar a residência como ponto de tráfico de drogas. A polícia indiciou cinco suspeitos de envolvimento neste crime — um deles foi preso.
Um deles aconteceu em 24 de abril deste ano, no bairro Tijuca. Um homem de 39 anos foi assassinado a tiros, na Rua Lima e Silva. A vítima estava na calçada, quando bandidos se aproximaram num veículo e começaram a atirar. Os tiros atravessaram as paredes de uma residência próxima e atingiram uma criança de sete anos e uma mulher, que não tinham relação com o alvo do crime. As duas foram baleadas nas pernas, sem gravidade.
A ofensiva
Durante a Operação Faciem, desencadeada nesta manhã, cerca de 250 policiais civis e militares cumprem 35 mandados de busca e apreensão na Grande Porto Alegre. Os municípios nos quais são realizadas buscas são Alvorada, Porto Alegre, Gravataí, Viamão e Canoas. Ao longo das investigações, 14 pessoas foram presas e dois adolescentes foram apreendidos.