Uma facção criminosa que atua no tráfico de drogas no Vale do Paranhana é alvo de operação, na manhã desta quinta-feira (26), em Taquara. A ofensiva é realizada pela Polícia Civil e Brigada Militar. Ao menos oito pessoas foram presas, incluindo sete homens e uma mulher. Os investigados são suspeitos de ameaçar policiais que realizavam ações de combate ao tráfico no município.
De acordo com a polícia, os alvos ocupam cargos importantes de um braço da organização criminosa, que vendia drogas em municípios do Vale do Paranhana e da Região Metropolitana. Segundo o delegado Valeriano Garcia Neto, as ameaças ocorriam contra os policiais militares que realizavam apreensões e prisões contra integrantes do grupo.
— As ameaças eram feitas por terceiros, a mando dos investigados, de forma presencial. Eles diziam que haveria retaliações em razão dessas ações — afirma o delegado.
Das oito prisões, sete foram preventivas e uma em flagrante, por posse de armas e munições.
As ameaças ocorriam desde o ano passado, e se intensificaram nos últimos meses. No entanto, nenhuma delas se confirmou, e nenhum confronto foi registrado entre o grupo e os PMs. A polícia ainda investiga a participação dos investigados em homicídios e tentativas de homicídios.
Durante a ação foram apreendidas drogas, uma arma de fogo, quatro veículos, celulares, cartões de crédito e R$18.175 em dinheiro.