A polícia prendeu nesta sexta-feira (15) quatro criminosos suspeitos de participar de roubos a canteiros de obras em Porto Alegre e Canoas, na Região Metropolitana. Segundo a investigação, eles teriam atuado em, pelo menos, sete assaltos. Os crimes aconteceram entre junho e agosto deste ano em canteiros de grandes empreendimentos.
Segundo os delegados João Paulo de Abreu e Isadora Galian, responsáveis pela investigação, os criminosos tinham como foco o roubo de fios de cobre, ferramentas e materiais de construção. O primeiro crime em que o grupo foi identificado como envolvido aconteceu no bairro Bela Vista e o mais recente, em 12 de agosto, no bairro Cavalhada.
Conforme as imagens obtidas pela investigação, os criminosos usavam uniformes e equipamentos de proteção, como protetor auricular, para se passarem por operários. Eles chegavam em caminhões para fretes, para entrarem nas obras e renderem os funcionários.
Em alguns dos casos, os reféns ainda eram obrigados a colaborar com os ladrões, carregando os materiais roubados para os caminhões. Das quatro prisões, três são preventivas e uma é temporária. Ainda há um alvo foragido.
As investigações seguem, pois ainda há suspeita de que os ladrões possuíam informações privilegiadas a respeito dos canteiros de obras, como, por exemplo, sobre chegada de grandes carregamentos de produtos.
A operação foi conduzida pelo Departamento de Investigações Criminais.