A 5ª Vara Federal de Caxias do Sul, na Serra, condenou um homem a 13 anos e quatro meses de prisão, em regime inicial fechado, por roubar R$ 110.835,46 de uma agência dos Correios. O crime aconteceu em agosto de 2018, em Santa Clara do Sul, no Vale do Taquari.
De acordo com o Ministério Público Federal, o homem entrou no local portando uma arma de fogo, rendeu funcionários e clientes. De dois caixas, subtraiu R$ 12 mil. Depois, exigiu que o gerente o levasse até o cofre da agência, onde conseguiu o restante do dinheiro.
A defesa pediu absolvição, alegando insuficiência de provas, pois não houve prisão em flagrante e também não teria ocorrido o reconhecimento certo e seguro por parte das vítimas.
Em torno de 25 pessoas estavam no local durante o assalto. O réu foi apontado como responsável pelo crime por três vítimas — dois funcionários dos Correios e um cliente. Também foram anexadas ao processo fotografias do assalto realizado e de outras ocorrências pelas quais o homem vem sendo investigado.
O juiz concluiu que ficou comprovada a materialidade, a autoria e o dolo (intenção) da prática criminosa.
O réu pode entrar com recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região.