A Polícia Civil e a Brigada Militar (BM) realizaram uma operação conjunta nesta sexta-feira (8) em Dois Irmãos, no Vale do Sinos. Após três meses de investigação, foi descoberto que uma quadrilha — ligada a uma facção que tem base na região — estava traficando drogas no bairro Navegantes. Os nomes dos presos não foram divulgados.
Foram obtidas ordens judiciais e foi montada uma ação para prender os criminosos e apreender entorpecentes. Os agentes entraram em sete residências, a maioria moradia dos investigados, mas algumas também usadas como ponto de tráfico. O delegado Felipe Borba, responsável pela apuração, informa que cinco suspeitos foram presos em flagrante.
Segundo ele, um dos presos tem 22 anos e antecedentes por ameaça, posse de drogas, lesão corporal e tráfico. Outro, de 27 anos, tem passagem na polícia por tráfico e um terceiro, 22 anos, por lesão corporal e ameaça. O quarto preso, de acordo com a polícia, tem 20 anos e já responde por furto qualificado, posse de entorpecentes, ameaça e resistência. O quinto homem tem 19 anos e, até então, não tinha antecedentes criminais.
O tenente Elton Diehl, da BM, ressalta que todos foram detidos por posse de drogas, mas que responderão a inquérito policial por tráfico de entorpecentes. O militar destaca que, desde o início da apuração, houve troca de informações com Borba sobre a ação dos criminosos. Diehl ainda ressalta que a apreensão de entorpecentes não foi registrada em grande quantidade pelo fato de que os criminosos armazenam maconha, cocaína e crack em outros locais.
Foi realizada ainda a apreensão de celulares. O delegado diz que os telefones serão analisados em busca de mais suspeitos, como fornecedores, transportadores e demais vendedores de drogas. Segundo Borba, a investigação, assim como o monitoramento na região do bairro Navegantes, continuam. Outras ações em conjunto devem ocorrer na cidade até o fim do ano.
Qualquer informação sobre a ação de criminosos pode ser encaminhada para a Delegacia de Dois Irmãos pelo telefone (51) 3564-1190 ou pelo WhatsApp (51) 98543-7318. O sigilo é garantido.