A Polícia Civil gaúcha divulgou nesta quinta-feira (10) a prisão de um suspeito de ser líder de facção criminosa que atua na zona leste de Porto Alegre. Vladimir Cardoso Soares, conhecido como Xu da Conceição, 53 anos, foi localizado na quarta-feira (9) em Imbituba, no litoral catarinense.
Por questões de segurança, a Delegacia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), divulgou a prisão somente após o investigado ser encaminhado para o sistema prisional gaúcho, o que ocorreu nas últimas horas. Desde 2019, esta é, pelo menos, a segunda vez que o foragido é encontrado no Estado vizinho e conduzido para o Rio Grande do Sul.
O delegado Gabriel Casanova, responsável por comandar a equipe que localizou o criminoso, destaca que Xu foi, há alguns anos, pivô de uma guerra do tráfico na Vila Maria da Conceição, quando ocorreram vários assassinatos. Segundo o policial, o investigado atuou, inclusive, como gerente de Paulo Ricardo Santos da Silva, o Paulão da Conceição, preso ano passado.
Em 2019, conforme investigação policial, Casanova ressalta que seguranças de Xu teriam assassinado dois policiais militares que estavam em patrulhamento na Vila Maria da Conceição. Em 2020, ele chegou a ser transferido para penitenciária federal fora do Estado, retornando ano passado.
Xu estava na condição de foragido porque, após obter direito à liberdade pela Justiça, em junho deste ano, o Ministério Público recorreu e foi expedida nova ordem de prisão um mês depois.
— Desde então, a nossa equipe iniciou investigação com o objetivo de capturá-lo. Apurou-se que, durante esse período em que ele esteve em liberdade, Xu chegou a residir na região conhecida como Buraco Quente, no Morro Santa Tereza. Mas, logo depois, obtivemos a informação do novo paradeiro dele, em Imbituba — diz Casanova.
O delegado também ressala que Xu possui diversos antecedentes, entre os quais, já respondeu a 12 inquéritos de homicídio, cinco por tráfico e associação ao tráfico de drogas, além de receptação e porte ilegal de arma de fogo.