Foi preso na noite da última segunda-feira (28) mais um suspeito de participar do atentado contra o promotor Jair João Franz, de Teutônia, no Vale do Taquari. Segundo a polícia, o homem de 40 anos seria um dos executores dos disparos. Na semana passada, a polícia já havia detido outro suspeito de participar do ataque.
Jair João Franz, que teve o carro alvejado, foi atingido por um tiro no último dia 17 de agosto quando chegava em casa depois de uma partida de futebol.
O homem foi detido em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, em uma ação da Brigada Militar que não era relacionada com o episódio. Segundo o comandante do 23° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Rodrigo Schoenfeldt, os policiais foram informados de que um homem estaria pulando muros e invadindo residências no bairro Coronel Brito.
Ao ser preso, foi constatado que ele era foragido por um crime de roubo. Durante a ocorrência, na Delegacia de Pronto Atendimento de Venâncio Aires, os policiais receberam a informação de que ele possuía relação com a tentativa de homicídio. Na sequência, foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Lajeado. A polícia já pediu a prisão preventiva pela suspeita de participação do ataque. O homem não teve o nome divulgado.
Essa é a quarta prisão efetuada em razão do atentado. Na última quinta-feira (24) outras três pessoas já haviam sido detidas. Entre eles estão a advogada, Daiana Silva Toledo, e o detento José Isidoro Kovalski. Ambos são apontados como os mandantes do crime, por apresentarem desavenças antigas com o promotor, e um homem apontado como um dos autores dos disparos.
Relembre o caso
No último dia 17 de agosto, quando o promotor chegava em casa depois de uma partida de futebol, foi atacado a tiros por um homem que saiu de um matagal.
Sem sair do carro, o promotor tentou se refugiar no pátio da residência, mas foi atingido por um tiro que atravessou o braço e se alojou no abdômen. Foram dados 15 tiros, segundo a perícia.
No MP desde 2002, Franz atua há mais de 10 anos em Teutônia, localidade que reúne pouco mais de 32 mil habitantes. No município, mora com a esposa e três filhos. Titular da 1ª Promotoria de Justiça, não tem atuação especializada em determinada área, atendendo em diferentes tipos de processos.