A Polícia Civil prendeu, na tarde desta quinta-feira (17), um homem de São Paulo, que estava foragido, por suspeita de envolvimento no chamado golpe do aniversário. Ele foi detido em em flagrante, no bairro Rio Branco, em Porto Alegre, quando se passava por entregador de presentes para fazer uma vítima (entenda abaixo como funciona o crime).
Até julho, pelo menos 140 pessoas foram vítimas do grupo do qual o homem faria parte em Porto Alegre. A Polícia Civil afirma que este número deve ser maior.
A prisão desta quarta-feira aconteceu após agentes da 8ª Delegacia de Polícia receberem a informação de que um homem estaria tentando aplicar o golpe. Os agentes foram até o endereço e encontraram o suposto motoboy, com caixas de bombom, flores e perfumes.
Conforme a polícia, o golpista tentou fugir ao ser abordado, mas acabou caindo. Ele tentou destruir o celular, que também foi apreendido. A motocicleta usada por ele, de acordo com os investigadores, estava com a placa adulterada.
O homem é membro de um mesmo grupo de São Paulo que vem sendo alvo de investigações pela Polícia Civil. Em julho, três paulistas foram indiciados por estelionato.
Conforme o delegado Juliano Ferreira, os golpistas deste grupo passam um período em Porto Alegre, se hospedando em hotéis e aplicando golpes. Depois, retornam a São Paulo. Somado, o prejuízo causado pelo grupo já passa de R$ 1 milhão, segundo estimativa da polícia.
Como funciona o golpe do aniversário
- Estelionatários ligam para pessoas no dia do seu aniversário, se passando pro representantes de lojas famosas, e oferecem presentes.
- Um suposto motoboy vai até a casa da vítima para levar o brinde e pede para que o cartão de crédito dela seja utilizado somente para pagar a entrega.
- É neste momento que a senha é copiada, além do código de segurança do cartão.
- Depois, os dados são usados para compras, empréstimos e transferências bancárias.
- Em alguns casos, os golpistas passam valores altos na máquina e a pessoa paga sem perceber.
Dicas para se proteger
- Não forneça a senha do cartão para entregadores e pessoas desconhecidas
- Em casos de ligação de lojas que querem fornecer um brinde, desligue o telefone e ligue diretamente para o número oficial do estabelecimento comercial. Cerifique-se que a promoção é realmente verdadeira
- Brindes normalmente são gratuitos e não pedem exigências de pagamentos. Caso exija, fique atento em propostas que só aceitam cartão de crédito
- Registre ocorrência caso os criminosos tenham tentado aplicar o golpe. A polícia só consegue investigar e detectar os casos de golpes se a população informa