Um casal foi condenado na quinta-feira (30) pelo homicídio do ex-secretário de Viamão José Renato Rossal Carvalho, 63 anos. Ele foi encontrado morto no dia 18 de janeiro de 2020, dentro de um carro, com ferimentos de faca. O casal foi preso em abril do mesmo ano, pela Polícia Civil.
Raquel de Souza, 35 anos, foi condenada por homicídio triplamente qualificado — sendo as qualificadoras motivo fútil, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima — a 21 anos e quatro meses de prisão. André Gomes dos Santos, 36 anos, foi condenado por homicídio duplamente qualificado — meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima — a 16 anos de reclusão.
De acordo com a promotora Doraní Borges Medeiros, que atuou no júri, o crime foi cometido por vingança. A mulher era funcionária da vítima em um trailer de lanches no município. Dias antes do assassinato, ela registrou um boletim por assédio contra Carvalho. A queixa teria resultado na demissão.
Logo depois, ocorreu o assassinato. De acordo com o MP, Santos, a mando de Raquel, teria esfaqueado Carvalho diversas vezes. Na sequência, os dois teriam enrolado o corpo do ex-secretário em um tapete e em um cobertor e colocado no banco traseiro do carro dele.
O veículo foi então abandonado, com o cadáver dentro, na Rua Professor Norberto Grandini, bairro Santa Isabel.
O caso foi investigado pelo delegado Guilherme Calderipe, que, ainda em 2020, obteve as ordens judiciais para prisão dos suspeitos. Segundo Calderipe, as provas colhidas confirmaram a autoria do homicídio.
— Sobre este caso, até prova pericial conseguimos. Recolhemos digital do réu no carro da vítima e tudo foi confirmado no exame de papiloscopia — ressalta o delegado.
GZH busca contato com a defesa do casal.