Dois caminhões com cerca de 18 toneladas de soja em cada um foram apreendidos em Tiradentes do Sul, no noroeste do Estado. A ação da Brigada Militar (BM) ocorreu por volta de 5h40min desta sexta-feira (25), em uma estrada da Linha Bom Retiro, após a polícia receber informações sobre a movimentação suspeita.
Além da apreensão das cargas e dos veículos, houve a prisão em flagrantes dos motoristas, de 45 e 35 anos. De acordo com a Polícia Federal (PF), que assume a investigação a partir de agora, a documentação apresentada sobre a carga possuía irregularidades, e os motoristas tentaram fugir da abordagem.
A carga foi carregada em um porto clandestino de Tiradentes do Sul. É um tipo de espaço aberto em meio a áreas verdes, à beira de rios, com estruturas mínimas para permitir que barcos atraquem. Os portos clandestinos facilitam o trânsito para o contrabando entre a Argentina e o Brasil.
O objetivo da PF será descobrir qual era o destino do contrabando e quais são os outros envolvidos no esquema. O local exato na Argentina de onde partiram as cargas também não está esclarecido.