A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Maria desencadeou, na manhã desta quinta-feira (1º), a Operação Fronteira. Foram presos cinco suspeitos de integrar uma organização criminosa que seria responsável por transportar drogas da cidade paranaense de Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai, para a Região Central.
Três homens foram presos em Santa Maria, sendo que um deles já estava na penitenciária estadual do município. Duas mulheres foram detidas em Foz do Iguaçu. Todas as prisões são preventivas, sem tempo determinado.
Além dos presos, foram apreendidos dois veículos: uma Range Rover Evoque, avaliada em aproximadamente R$ 140 mil, e um Chevrolet Sonic, de cerca de R$ 60 mil. Também foram apreendidos celulares, cadernos com anotações e uma quantia em dinheiro.
Conforme o delegado titular da Draco, André Diefenbach, o grupo passou a ser investigado há cerca de seis meses. Na ocasião, um dos alvos — o que já estava detido — foi preso em flagrante enquanto transportava drogas para Santa Maria.
— Um desses indivíduos tinha residência em Santa Maria e também em Foz do Iguaçu. De lá, ele remetia entorpecentes para cá e eram distribuídos a revendedores. Eram todos os tipos de drogas, desde sintéticas, às drogas mais convencionais como maconha, cocaína, ecstasy. Ele usava uma marca própria para nominar suas drogas, com selo e tudo. Agora, todo esse material apreendido como celulares, anotações, comprovantes de depósitos serão analisados — explica o delegado.
Os homens foram encaminhados à Penitenciária Estadual de Santa Maria e as mulheres ficaram recolhidas em uma casa prisional em Foz do Iguaçu. Nenhum deles teve o nome divulgado.