Três agricultores gaúchos foram mortos em uma chacina em Baixa Grande do Ribeiro, no sul do Piauí, no domingo (23). Um, funcionário também foi executado. As informações são do G1.
Os mortos foram identificados como Luiz Pedro Dalcin, de 61 anos, natural de Sobradinho; os dois filhos dele, Luiz Antônio Dalcin, 34 anos, e Gustavo Dalcin, 38, são nascidos em Arroio do Tigre; e o trabalhador Leonilton Souza da Silva, 33, natural de Balsas, Estado do Maranhão. O crime aconteceu em uma casa alugada onde eles moravam.
Cassio Dalcin, 33 anos, filho de Luiz Pedro e irmão de Luiz Antônio e Gustavo, disse que os familiares foram para o Piauí em 2019. Por lá, trabalharam com produção e colheita de soja e feijão.
Luiz Pedro deixa Cassio e uma filha. Luiz Antônio deixa dois filhos. Gustavo deixa uma filha.
De acordo com a Polícia Militar do Piauí, o crime aconteceu por volta das 7h de domingo, numa casa alugada onde as vítimas moravam, na zona urbana da cidade. Os quatro foram executados no terraço da casa.
Nesta terça-feira (25) a polícia prendeu um suspeito. Ao G1, o superintendente de operações integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, delegado Matheus Zannata, disse que o preso teria emprestado as armas que foram usadas pelos autores da chacina, que mataram os quatro por vingança.
Investigado como mandante do crime, Jhon Lennon dos Santos Abreu, teria encomendado as execuções para vingar a morte do sogro, funcionário que faleceu na propriedade das vítimas. Conforme o delegado, o suspeito então teria ficado com raiva, por acreditar que os gaúchos tinham demorado a comunicar sobre a morte às autoridades competentes. Lennon processou a família Dalcin, em busca de uma indenização. Depois, o suspeito e a família começaram a trocar supostas ameaças, que culminaram com o crime.