Uma perseguição terminou em tiroteio na Avenida Princesa Isabel, na área central de Porto Alegre, no começo da tarde desta quarta-feira (15). Um motorista que transitava por vias da Capital na contramão e invadindo calçadas foi alcançado por equipes da Brigada Militar e preso. Ele foi levado a atendimento médico, após ter sido baleado. A ocorrência chegou a provocar bloqueio no trânsito, mas o tráfego já foi liberado.
O caso deve ser investigado pela 2ª Delegacia de Homicídios da Capital, já que o homem teria jogado o carro sobre pedestres que andavam nas calçadas.
Conforme a BM, a ocorrência começou na Rua Vicente da Fontoura, onde um motorista conduzia um Argo Drive de cor prata na contramão. Ele transitava com os pneus furados e teria jogado o carro para cima da calçada algumas vezes, o que chamou a atenção de um PM, que passou a segui-lo e avisou demais equipes. O homem passou ainda pela Rua Luiz de Camões.
Ao entrar na Avenida Princesa Isabel, ele foi alcançado por equipes da Brigada Militar, que passaram a disparar contra o carro. O homem acabou batendo em três veículos que estavam parados na sinaleira — um dos carros seria de um delegado e outro de uma policial civil, ambos particulares. Nesse momento, ele foi abordado pela BM. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para encaminhá-lo para atendimento.
Conforme o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Fábio Schmitt, o homem não estava em condições de se comunicar:
— Desde a Vicente (da Fontoura) ele veio batendo em outros carros e indo para cima da calçada. Estava fora de si. Depois de já estar dentro da ambulância, ainda foi para cima dos socorristas. Os policiais tiveram de conter ele novamente. Eu não ouvi ele dizer uma palavra durante todo o tempo, ele não conseguia.
Schmitt afirma que não é possível precisar se o condutor estava em surto ou sob efeito de alguma substância. Ele foi atingido por ao menos dois disparos (em um dos braços e na nádega), e estava consciente quando foi levado para o Hospital de Pronto-Socorro (HPS). Nenhum policial se feriu na ação.
A polícia apura quantos veículos foram atingidos pelo condutor e se pedestres ficaram feridos. O homem não estava armado, mas a BM afirmou que efetuou disparos porque ele estaria conduzindo o veículo sob direção perigosa. O automóvel, modelo 2022 e registrado em Belo Horizonte (MG), não estava em situação de roubo, segundo a BM. Conforme informações preliminares, o veículo seria de uma locadora. O veículo foi removido do local por um guincho e a perícia ainda seria feita.
Tentativa de homicídio
Conforme o delegado Leandro Bodoia, da Delegacia de Homicídios, o homem, que segue hospitalizado no HPS, responderá criminalmente por tentativa de homicídio. Ele comenta, ainda, que o seu carro foi um dos atingidos pelo motorista infrator.
— Ele tentou fugir e acabou colidindo contra alguns veículos. Com essa conduta de dar a marcha ré contra os policiais, ele vai responder por uma tentativa de homicídio — explica o delegado.
Bodoia pontua que não foi possível ouvir o depoimento do suspeito pois ele passou por uma cirurgia, mas reitera que ele deve depor assim que estiver em condições de falar. Segundo ele, nenhum familiar, amigo ou advogado do suspeito se apresentou à polícia até o momento.
— Mesmo que seja lá dentro do hospital, vamos tentar falar com ele para entender por que ele fez isso, o que aconteceu. Já conversamos com algumas testemunhas, mas ainda vamos prosseguir com as investigações — diz o delegado.