Um homem de 33 anos, foragido desde 2017, foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite de segunda-feira (6), em Gravataí, na Região Metropolitana. De acordo com o Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), ele seria responsável por executar integrantes de facções rivais.
O criminoso tem ligação com uma facção criminosa que nasceu no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, e atuaria na movimentação das drogas e na execução de desafetos do grupo, segundo a polícia.
— Ele tinha dois mandados em aberto, por homicídio e tráfico de drogas. Acabamos chegando nele pelas investigações ligadas ao tráfico, com o que ele tem uma vinculação bem forte — explica o delegado Gabriel Borges, da 3ª Divisão de Investigações do Narcotráfico (3ª DIN).
Investigações do Denarc apontaram que o suspeito estava morando no bairro Morada do Vale desde 2017, quando fugiu do sistema prisional após ser condenado por um homicídio. No endereço, os policiais visualizaram o homem saindo de um carro e o abordaram. No interior do imóvel, foram encontradas duas pistolas de calibre nove milímetros, ambas com numeração raspada, além de carregadores e diversas munições.
Além da condenação por homicídio, ele tem júri marcado para agosto deste ano, quando deve responder pelo crime de tráfico de drogas. O delegado Gabriel Borges ressalta que ele ainda pode ser indiciado por outros crimes:
— O Departamento de Homicídios vai aprofundar a relação dele com diversos homicídios. Aqui no Denarc, vamos investigar ações que ligam ele ao tráfico de drogas e à movimentação de entorpecentes — diz.
*Produção: Lucas de Oliveira