A polícia encontrou um arsenal de guerra em um imóvel localizado no bairro Partenon, na zona leste de Porto Alegre. Entre os itens apreendidos estão um fuzil, uma pistola, explosivos e centenas de munições. A ação ocorreu na tarde de terça-feira (10), mas só foi divulgada nesta quarta-feira (11) pela Polícia Civil. Não havia moradores no local.
De acordo com o delegado Guilherme Dill, responsável pelo caso, o imóvel pertence a um grupo ligado ao tráfico de drogas que atua no morro da Tuca e que utiliza a casa para armazenar armas e entorpecentes. Na última quinta-feira (5), a polícia já havia prendido o responsável pela gerência da operação ilícita na Tuca.
— Essa prisão teria provocado uma alteração na hierarquia dos associados ao tráfico de drogas da localidade, bem como mudança dos esconderijos de armas e drogas — ressalta o delegado.
Os policiais foram até à casa após receber uma denúncia de que um dos integrantes do grupo estaria guardando armamento na residência. Ao chegar lá, os agentes se depararam com um arsenal bélico composto por um fuzil calibre 223, nove carregadores de fuzil, um carregador caracol para fuzil, uma pistola calibre 9mm, oito carregadores de pistola, 459 munições de calibres 40, 9mm, 556, 223 e 762, uma emulsão explosiva e cordel detonante. Também foram apreendidas, três balanças de precisão, um drone, 776g de maconha, 53g de cocaína, 364 unidades de ecstasy e 70g de MDMA.
Embora não houvesse ninguém na casa no momento da apreensão, os agentes acharam os documentos do homem denunciado e o proprietário da casa, que aluga o imóvel para o suspeito. Após ter sido localizado pela polícia, o dono do imóvel prestou depoimento e foi liberado. O indivíduo que alugou a casa possui antecedentes e teve a prisão preventiva decretada, mas segue foragido.
Produção: Luiza Schirmer