A Polícia Civil investiga o caso de um homem que acertou um tiro em um morador de rua, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, na madrugada desta quarta-feira (30). O fato ocorreu por volta de 4h, na Rua Tibério Bagnati, próximo à esquina com a Avenida Ipiranga.
Segundo o delegado Newton Martins de Souza Filho, da 6ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), um homem e uma mulher caminhavam próximos ao local onde um grupo de pessoas em situação de rua vivem em cabanas improvisadas. Uma discussão teria iniciado entre os moradores de rua e o homem, que puxou um revólver.
Conforme a Brigada Militar (BM), foram efetuados pelo menos três disparos, tendo um deles atingido um dos moradores de rua de raspão na cabeça. Ele teria corrido na tentativa de pedir socorro, mas caiu na altura da Avenida Érico Veríssimo.
O ferido recebeu atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi encaminhado consciente ao hospital. Ele foi liberado ainda durante a manhã e prestou depoimento à polícia.
O suspeito foi preso em flagrante. Conforme o delegado, ele é morador de Porto Alegre e não tinha antecedentes criminais. A arma usada por ele também está regularizada, segundo o delegado. As identidades dos envolvidos não foram divulgadas.
Uma informação inicial apontava que duas pessoas queriam levar o cachorro do homem que foi baleado, e isso teria ocasionado a confusão. Contudo, o delegado esclarece que este não seria o motivo, pois a vítima estava dentro da cabana quando soube da discussão e saiu para a rua com um cachorro no colo, no momento em que foi atingido.
A polícia vai solicitar as imagens de câmeras de segurança de empresas localizadas na região para tentar compreender as circunstâncias do fato. Pelo menos quatro pessoas, além do ferido e do casal, já prestaram depoimento.
— Estamos fazendo a coleta de vídeos e, se for necessário, diante do que os vídeos nos trouxerem, podemos chamar novamente as pessoas que já depuseram e outras testemunhas. Nossa dúvida é sobre a dinâmica dos fatos — diz o delegado Newton.