A Unidade Básica de Saúde (UBS) Wenceslau Fontoura, localizada no bairro Mario Quintana, na zona norte de Porto Alegre, teve seu atendimento suspenso nesta quarta-feira (30). O fechamento ocorreu após funcionários receberem ameaças de um usuário do serviço por um aplicativo de mensagens.
Esta foi a segunda vez que a UBS precisou ser fechada em razão da violência nos últimos três meses. No dia 25 de agosto, a UBS também foi fechada após um homem de bicicleta efetuar disparos contra um ferro-velho localizado na Avenida José Luiz Martins Costa, ao lado do posto.
Na manhã desta quarta-feira, o prefeito Sebastião Melo pediu ao governo do Estado reforço da Brigada Militar (BM) e acionou uma força-tarefa da Guarda Municipal. Em seu perfil no Twitter, o prefeito destacou que "não há poder paralelo na Capital".
O tenente-coronel Rafael Tiarajú de Oliveira, comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela zona norte da Capital, explica que a BM ficou sabendo do caso na manhã desta quarta-feira, mas que o caso já havia sido registrado junto à Polícia Civil na tarde de terça-feira (29).
Até o momento, o usuário que efetuou as ameaças não foi identificado, mas segundo o comandante, se trata de um homem que participa de um grupo de WhatsApp da comunidade e após ter acesso ao número de um funcionário do posto começou a enviar áudios fazendo ameaças.
— Alguns funcionários se sentiram ameaçados e não foram trabalhar, o que definiu o fechamento. Foi apenas uma pessoa que teve um ato isolado demonstrando seu descontentamento de uma maneira infeliz e criminosa — diz o comandante, reforçando que a ameaça foi um caso isolado e que não há envolvimento de facções ou grupos criminosos.
O comandante pontua que a BM já reforçou o policiamento no local e reitera que o Mario Quintana é um dos bairros com maior policiamento ostensivo devido à iminência da criminalidade na região. O comandante da Guarda Municipal de Porto Alegre, Marcelo Nascimento, destacou que o grupamento vai trabalhar para garantir o atendimento aos usuários da unidade.
— Vamos manter as viaturas ali enquanto o posto estiver aberto para garantir o serviço e o acesso com segurança de funcionários e pacientes — disse Nascimento.
A Secretaria Municipal de Saúde trabalha para reorganizar o efetivo e voltar a disponibilizar os serviços no posto, mas conforme a assessoria de comunicação da pasta, o atendimento ainda não será retomado na manhã desta quinta-feira (1º).