Um prédio histórico do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei) foi vandalizado e furtado no último final de semana. O edifício da chamada Usina Velha, erguido em 1923, foi arrombado entre sábado e domingo. Ladrões ainda não identificados furtaram cabos de cobre de um dos transformadores que levam energia elétrica para o local. A Usina Velha não é mais utilizada na geração de energia para a cidade, mas funcionava como um prédio histórico, recebendo, inclusive, visitantes.
Segundo o diretor-presidente do Demei, Marco Aurélio Sikacz, o furto foi constatado na última segunda-feira.
— As câmeras de segurança foram viradas para cima, e eles cortaram a fibra e abriram um dos transformadores. Tentamos acessar alguns vizinhos que poderiam ter câmeras. Já registramos na Polícia Civil — conta ele.
A Usina fica distante da zona urbana da cidade. O transformador foi destruído pelos bandidos. O Departamento não tem ainda um levantamento do prejuízo financeiro. O local está sem luz, mas o fornecimento para a cidade de Ijuí não foi afetado.
Segundo o delegado de Polícia Civil responsável, Maurício Posselt, é investigado quem vende e quem recepta o material furtado.
— Nós já temos ciência do ocorrido, e estamos efetuando diligências. É um crime comum, infelizmente, e agora tomou uma proporção maior. O próprio engenheiro responsável afirmou que ninguém ficou no local de sábado até segunda, então não se sabe se foi no sábado ou no domingo. Mas estamos averiguando quem está vendendo e quem está receptando esse tipo de material — afirma o delegado.
O Departamento Municipal de Energia de Ijuí fornece energia para mais de 35 mil unidades consumidoras, no território do município do noroeste gaúcho.