A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar a colisão entre dois carros — um Gol e um Fiesta — que deixou uma pessoa morta e duas feridas na noite de terça-feira (9), no bairro Cavalhada, na zona sul de Porto Alegre. A titular da 13ª Delegacia de Polícia, delegada Vivian do Nascimento, diz que o acidente ocorreu enquanto assaltantes, que estavam no Gol, eram perseguidos por um terceiro automóvel, um Renault Sandero, que não se envolveu no acidente.
De acordo com a investigação, os suspeitos teriam roubado o celular de uma mulher em uma via pública na região e passado a ser perseguidos pelo companheiro dela. Na altura da Avenida Cavalhada com a Rua Padre Reus, o carro em que estavam os ladrões se chocou com o Fiesta. Os condutores do Fiesta e do Sandero não se feriram. O motorista do Gol, que alegou estar apenas transportando os suspeitos, será ouvido novamente pelos agentes. Ele ficou ferido.
— Queremos ouvir ele até amanhã (quinta-feira, 11), se possível. O objetivo é saber se ele estava atuando como motorista de aplicativo, como alegou inicialmente. Também queremos saber se ele estava sendo coagido a transportar os dois ladrões no momento do roubo do celular — diz a delegada Vivian.
O condutor do Gol não teve o nome divulgado. Já o criminoso que estava no banco traseiro do veículo morreu no local. Ele foi identificado como Leonardo Garcia Ávila, 38 anos.
O segundo suspeito, que estava como passageiro no banco dianteiro do automóvel, teve auto de prisão em flagrante. No entanto, foi encaminhado em estado grave para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), onde está sob custódia. O último boletim sobre as condições de saúde dele foi divulgado no final da manhã desta quarta-feira (10) para a polícia. A polícia não divulgou o nome dele.
Roubo a celular
Vivian diz que a colisão entre o Gol e o Fiesta ocorreu porque os dois criminosos em um carro estavam roubando celulares de pedestres na Zona Sul. Conforme o inquérito, o companheiro da mulher que teve o telefone roubado pelos suspeitos em uma via pública na região percebeu o fato e passou a perseguir os assaltantes no Renault Sandero até o momento da colisão, na altura da Cavalhada com a Padre Reus, no sentido Centro-bairro.
A delegada ressalta que os investigados estavam usando uma arma de brinquedo e que o celular da vítima foi apreendido no veículo Gol. Ela deve acionar todos os envolvidos para prestarem depoimento nos próximos dias e pretende concluir o inquérito na sexta-feira da próxima semana. O procedimento apura roubo seguido de acidente de trânsito com morte.