Um jovem de 19 anos foi preso nesta quarta-feira (6) em Viamão, na Região Metropolitana, suspeito de uma série de assaltos a pedestres no município. A Polícia Civil acredita que ele faça parte de um grupo criminoso que invadiu um depósito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em junho, também em Viamão. Na ocasião, um segurança foi rendido e três motocicletas foram levadas, incluindo a do próprio suspeito, que havia sido apreendida durante abordagem. Ele não teve a identidade revelada.
O jovem foi preso durante ação da 1ª Delegacia de Polícia de Viamão, que deflagrou a Operação Corta Grau, que incluía mandados de prisão temporária do suspeito e de busca e apreensão. De acordo com as investigações, o preso faz parte de um grupo criminoso que agia nas ruas de Viamão. Em duplas, eles assaltavam pedestres em paradas de ônibus em diversos bairros do município, sempre à mão armada e em busca de aparelhos celulares. Eventualmente, também agrediam as vítimas, que já identificaram o suspeito como um dos autores dos roubos.
— Estamos preocupados com esses crimes patrimoniais porque eles também envolvem agressões. Estamos agindo em prevenção para evitar crimes mais graves — comenta a delegada Jeiselaure da Rocha, titular da 1ª Delegacia de Polícia de Viamão.
Segundo a delegada, o jovem tem antecedentes por receptação de motocicleta e adulteração de sinal identificador. Há seis meses, ele havia sido preso fazendo desmanches com peças, placas e outras partes de mais de quatro motos diferentes, todas em ocorrências de furto e roubo. Naquela ocasião, ele foi liberado.