Uma mulher e os dois filhos, de 19 e 22 anos, foram resgatados no Rio de Janeiro após serem mantidos em cárcere privado por 17 anos. Segundo a Polícia Militar, os três foram encontrados amarrados em uma casa no bairro de Guaratiba, na zona oeste da capital fluminense, nessa quinta-feira (28).
O suspeito de mantê-los presos era o marido da mulher, pai dos dois jovens. O homem foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia de Guaratiba.
— A gente passava muitas vezes por aqui, e o som era alto. Ele tinha uma aparelhagem de som muito grande aí dentro. Tipo assim, parece que para abafar a situação que estava acontecendo aí — disse um vizinho da casa ao portal G1.
Os moradores contam que ouviam choros vindos da casa e gente pedindo comida. Os policiais foram ao local após receberem uma denúncia anônima.
As vítimas estavam sujas e subnutridas e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A Secretaria Municipal de Saúde informou que elas apresentam quadro de desidratação e desnutrição grave e estão recebendo cuidados clínicos necessários, além do acompanhamento dos serviços social e de saúde mental.
Ao jornal O Globo, o capitão William Oliveira, chefe do setor operacional do 27º Batalhão da Polícia Militar, contou que os dois filhos do casal — um rapaz e uma jovem — tinham aparência de criança e não falavam.
— Quando a guarnição entrou na casa, encontrou dois jovens amarrados pelos pés e sujos. Havia até fezes no local. Inicialmente, pensávamos que eram crianças, tal era o nível de desnutrição — descreveu o policial.