Um jovem de 23 anos morreu após entrar em confronto com policiais do Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar em Santa Maria. O caso aconteceu por volta das 16h30min de domingo (3), na Vila Maringá, no bairro Diácono João Luiz Pozzobom. Washington Marcelo da Silva chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Universitário de Santa Maria, mas não resistiu e morreu. Outros dois homens, de 19 e 32 anos foram presos. O criminoso morto tinha antecedentes por quatro homicídios, assim como o de 19 anos que foi preso.
Os policiais estavam no local em patrulhamento de rotina, já que é uma área com índices criminais elevados. Eles ingressaram em uma área de mata e, quando os criminosos perceberam a presença da guarnição, efetuaram disparos contra os policiais, que também atiraram, atingido um dos suspeitos. Uma arma que estava com o homem atingido foi encontrada. Um revólver calibre 32 com munições deflagradas foi apreendido. As outras, que estariam com os outros dois suspeitos, foram jogadas em uma sanga não foram localizadas. Pelo menos oito policiais estavam na ação. Nenhum ficou ferido.
Um Inquérito Policial Militar (IPM) é instaurado pela própria Brigada Militar para apurar a conduta dos policiais. Além disso, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa também investiga o caso, que é tratado como legítima defesa.
CONFRONTOS
Esse é o sexto caso de morte de criminosos em confronto com policiais na Região Central neste ano. Todos ocorreram de maio até o momento. O mais recente antes desse registrado neste domingo foi uma semana antes, no dia 27 de junho. Dois homens, identificados como Adair José de Oliveira Ferreira, 32 anos, e Fabiano Becker Brum, 41 anos, foram mortos após confronto com policiais militares. Eles não obedeceram a uma ordem de parada e, quando foram interceptados, desceram do veículo em que estavam com armas em punho. Por isso, foram atingidos.
As outras três mortes ocorrem em maio em duas situações. O primeiro caso foi no dia 9, quando um jovem de 19 anos foi morto a tiros após um policiar militar de Viamão, que estava de folga em Santa Maria, reagir a um assalto na Praça Saturnino de Brito.
No dia seguinte, um homem de 26 anos e uma mulher de 34 anos morreram após fugir de uma abordagem da Brigada Militar em Santa Maria e entrar em confronto com os policiais no município de Itaara.