A Polícia Civil reuniu, na manhã desta quinta-feira (2), 40 agentes para cumprir três mandados de prisão em Porto Alegre contra ladrões de veículos que agiam em vários bairros da cidade. Conforme a investigação, eles são integrantes de quadrilhas já desarticuladas em outras ações e que ainda estavam sendo investigadas.
Algumas das principais provas obtidas contra o grupo foram produzidas pelos próprios integrantes: eles gravavam vídeos durante o percurso até o local onde as vítimas seriam abordadas, portando armas dentro de veículos ou até dirigindo os carros roubados. Um dos homens chegou a postar, em grupo fechado de uma rede social, foto portando um fuzil.
Os três alvos de mandados têm antecedentes criminais por roubo de automóveis, clonagem, receptação e porte ilegal de arma de fogo. Eles não tiveram os nomes divulgados.
Um deles, localizado na Vila Planetário, já havia sido preso outras três vezes — a mais recente em janeiro. O segundo foi encontrado no bairro Mario Quintana, e o terceiro segue foragido.
A investigação e a operação foram realizadas pelo delegado Rafael Liedtke, titular da Delegacia de Roubos de Veículos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).
— As imagens obtidas por nós e o reconhecimento das vítimas foram importantes para a identificação e agora a prisão dos ladrões de carros — afirma o delegado.