Foi abaixo o prédio da antiga sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado, na Rua Voluntários da Pátria. Operação ocorreu na manhã deste domingo (6), pontualmente às 9h, oito meses depois do incêndio que destruiu completamente a edificação de nove andares na noite trágica de 14 de julho de 2021. A operação modificou profundamente a movimentação no centro de Porto Alegre. Em sete segundos, o prédio desapareceu exatamente como previa a simulação, ruindo pelo meio primeiramente e depois vindo abaixo as laterais, com muita poeira e fumaça na sequência.
Conforme explicou Flávio Caldasso, diretor técnico da EPTC, à reportagem da Rádio Gaúcha, a expectativa é de que até por volta do meio-dia seja possível retomar as atividades do entorno do local, incluindo a liberação da Av. Castelo Branco e as operações da rodoviária - que foi provisoriamente transferida para o Terminal Conceição. A empresa contratada para fazer a remoção de detritos prevê duas horas logo depois da implosão para concluir o serviço.
Governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior acompanhou as operações desde muito cedo. Antes de chegar ao local da implosão, percorreu a região em vistoria.
Os 200 quilos de explosivos usados na detonação começaram a ser instalados na sexta-feira. Para chegar até o terreno, os explosivos contaram com escolta de segurança privada contratada pela FBI Demolidora, empresa responsável pela implosão. A operação tem a fiscalização do Exército e a área está sob monitoramento da Brigada Militar.
A demolição foi acompanhada por autoridades em espaço montado do outro lado da Avenida Castelo Branco. Serão necessários dois meses para remover totalmente as toneladas de entulhos no local onde ficava o prédio.