Uma câmera instalada no teto de uma casa na Vila Aliança, comunidade que fica na zona oeste do Rio de Janeiro, flagrou policiais militares em serviço invadindo o local e furtando alguns itens. Segundo o morador do imóvel, os PMs levaram uma caixa de som, um vidro de perfume, um quilo de carne congelada e oito caixinhas de água de coco.
De acordo com a reportagem do G1, os policiais — que não tiveram os nomes divulgados — já foram identificados e afastados das ruas. Agora, passarão pelo Conselho Disciplinar da Polícia Militar. A corporação confirmou que os envolvidos na ação são do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e "serão convocados a prestar depoimento de imediato".
O episódio ocorreu na última segunda-feira (7), enquanto a PM fazia uma operação na comunidade. O morador não estava em casa, mas acompanhou a invasão por meio de um aplicativo que mostra imagens capturadas em tempo real. As imagens mostram os agentes revirando coisas dentro da casa e fazendo alguns comentários.
Segundo o morador, a ideia de instalar a câmera veio depois de ter a casa revirada por PMs em outras 10 ocasiões. O homem afirma ainda que os policiais não tinham mandado de busca ou qualquer flagrante que justificasse a entrada.
Como foi a invasão
As imagens, divulgadas pela TV Globo, mostram dois policiais militares com fuzis mexendo nos pertences da família. Um deles se impressiona com uma garrafa de uísque.
— É Black Label?! — pergunta, segurando a garrafa.
Depois, um agente mexe em uma caixa onde estavam guardados jogos de videogame.
— Ó, cheio de jogo maneiro. Só que é Xbox — comenta.
Após alguns minuto, outro PM aparece. Um deles pega uma caixa de som portátil e mostra para o colega.
— Para não falar que não te dei nada na vida — diz.
— Caixinha, né? Essa é boa, é JBL! — afirma o outro.
Minutos depois, a imagem não mostra, mas é possível ouvir um dos policiais chamando o outro para conferir um produto na geladeira.
— Casa de luxo! Chega aqui. Vem ver a geladeira para tu ver se é ou se não é.